Plantão

Governo e Ministério da Saúde promovem semana de ações pelo Dia Mundial da Água. LEIA!

O “1º Fórum Paraibano Água e Saúde Ambiental”, que integra a programação do Dia Mundial da Água, será realizado nesta segunda (17) e terça-feira (18), das 8h30 às 17h30, no auditório da Funasa, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. O evento é direcionado aos gestores municipais, pesquisadores, estudantes universitários e servidores públicos com atribuições relacionadas à água e à saúde ambiental.
A capacitação contará com palestras que abordarão temas como: saneamento básico; água subterrânea e meio ambiente: aspectos quantitativos e qualitativos da preservação; água superficial: efeitos relacionados às cianobactérias; abastecimento de água no semiárido; qualidade da água de chuva; controle da qualidade da água destinada ao consumo humano; gestão de conflitos e participação social na proteção dos recursos hídricos e planos municipais de saneamento básico.
Simultaneamente, nos dias 17, 18 e 19, a partir das 8h, em Guarabira, Patos e Cajazeiras, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Cagepa realizarão panfletagem e palestras em praça pública. A campanha, cujo slogan é “Água não se joga fora”, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do uso racional da água.
Na quinta-feira (20), haverá panfletagem nos bairros Bancários, Mangabeira e Valentina Figueiredo, na Capital. Na sexta feira (21), das 8h30 às 17h30, na Casa de Recepções Versailles, no Bairro dos Estados, em João Pessoa, será realizada uma oficina de trabalho. A ideia é construir um plano de trabalho de ação conjunta entre as secretarias estadual e municipais de Saúde e Ministério da Saúde, frente aos surtos de Doença Diarréica Aguda (DDA) nos estados do semiárido nordestino.
No sábado (22), Dia Mundial da Água, terá mobilização no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú, na capital, a partir das 7h,com apresentação de vídeos e palestras, além de aferição de pressão arterial e teste de glicose realizados por alunos da Facene/Famene. Estudantes de escolas do Valentina de Figueiredo também participarão realizando panfletagem.
“Com toda esta programação, que tem o apoio de vários parceiros, pretendemos levar, ao conhecimento do público, medidas básicas para se evitar o desperdício de água e se adotar o uso adequado para o consumo humano. E quando falo em água para o consumo humano não me refiro somente a de beber, mas também a de tomar banho, de escovar os dentes, de lavar utensílios domésticos, etc”, explicou Emanoel Lira, chefe do Núcleo de Fatores Não Biológicos, da SES.

WSCOM com Assessoria