sábado, 10 de agosto de 2013

SES confirma 8ª morte por dengue na Paraíba.


Ainda conforme o 10º Boletim Epidemiológico, já foram notificados 10.646 casos suspeitos de dengue na Paraíba

Mais uma morte causada pela dengue foi confirmada na Paraíba. Conforme o novo Boletim Epidemiológico da Dengue, divulgado ontem pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), agora a Paraíba soma oito óbitos causados pela doença confirmados.
O último caso foi registrado no município de Santa Rita, localizado na Região Metropolitana de João Pessoa. Os dados levam em consideração o período de 1º de janeiro a 27 de julho deste ano e revelam que em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram confirmados 10 óbitos, houve uma redução de 20% no número de mortes pela doença.
De acordo com as informações da SES, além dos oito óbitos confirmados, 14 estão em investigação. Esses números são consolidados junto aos municípios e o Sistema Oficial de Notificações (Sinan). “Em relação ao Boletim Epidemiológico anterior, descartamos como causa básica do óbito a dengue em cinco casos que estavam em investigação nos municípios de Mari, Alagoa Grande, João Pessoa, Riachão e Conde.
Apenas um óbito que seguia em investigação do município de Santa Rita foi confirmado como a doença. Os 14 demais óbitos seguem em investigação pelos municípios e com apoio da equipe técnica da Vigilância Epidemiológica do Estado”, explicou a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES Talita Tavares.
Ainda conforme o 10º Boletim Epidemiológico, já foram notificados 10.646 casos suspeitos de dengue na Paraíba, sendo que 3.963 confirmados para Dengue Clássica e 1.491 descartados.
Na comparação com o mesmo período do ano de 2012, foi observado um aumento de 16,6% nas notificações. De acordo com Talita Tavares, esse aumento nas notificações reflete que os profissionais da saúde estão atentos ao agravo e sinalizando a doença por meio das notificações. “Ampliamos em 12% o numero de municípios sinalizando oportunamente a doença para assim melhorarmos as ações necessárias para controle da dengue no Estado. Notificar os casos suspeitos mostra que o município está atento e vigilante, fornecendo informações estratégicas para a organização da assistência, prevenindo, assim, os possíveis óbitos evitáveis”, disse.
Além disso, foram notificados um total de 95 casos graves da doença, destes, 17 como Febre Hemorrágica da Dengue, quatro casos de Síndrome do Choque da Dengue e 74 como Dengue com Complicações. O maior número de casos notificados ocorreu nos municípios de João Pessoa (23 casos), Campina Grande (11 casos), Sousa (seis casos), São João do Cariri (três casos) e Santana de Mangueira, Remígio, Itaporanga, Santa Rita e Uiraúna, com dois casos cada um.
Para combater o avanço do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, o carro fumacê está sendo utilizado em cinco ciclos nos municípios de Campina Grande, Solânea, Santa Terezinha e Itaporanga. “Seguindo os critérios de utilização do carro fumacê, que é nos municípios com alto Índice de Infestação Predial, ocorrência de óbitos e/ou aumento no número de casos notificados no sistema, temos a previsão de iniciarmos os ciclos ainda nesse mês de agosto nos municípios de Prata, Sousa, São Mamede, São João do Cariri e Santana de Mangueira”, completou a gerente de saúde.

A SES, por meio da Área Técnica da Vigilância Ambiental, vem trabalhando junto aos municípios para a consolidação dos dados do 3º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) dos municípios, que trará um diagnóstico atualizado da situação do agravo e vai auxiliar no trabalho de campo dos agentes de endemias.

wscom

1ª Conferência Municipal de Cultura em Conceição é realizada com sucesso.


A Prefeitura de Conceição, por meio do Departamento de Cultura, realizou na último terça-feira (06) a 1ª Conferência Municipal de Cultura, evento ocorrido no plenário da Câmara de Vereadores de Conceição. O tema proposto para debate entre os participantes foi: “Uma política de Estado para a cultura: Desafios do Sistema Municipal”.

Estiveram presentes o prefeito Nilson Lacerda (PSDB), o responsável pelo Departamento de Cultura Nildinho Soares, artistas e representantes da sociedade civil.

O prefeito, na oportunidade, agradeceu a presença dos participantes e ressaltou a importância dos debates e a necessidade de implementar uma política que reflita nos anseios da população e dos artistas do município. “Temos uma gama muito grande de artistas e temos também um número elevadíssimo de jovens que se interessam em fomentar a cultura de Conceição. Este é o momento de discutirmos. Estamos à disposição e queremos ouvir as propostas da população”, disse Nilson Lacerda.

Os debates foram acerca de movimentos culturais do município, grupos de capoeira, atores, músicos, artesãos e outros artistas, que puderam expor suas ideias, no âmbito municipal e também, apresentar propostas que caibam em outros municípios para serem levados às conferências Estadual e Nacional. 

O responsável do Departamento de Cultura, Nildinho Soares, ficou satisfeito com a 1ª Conferência. “Tivemos uma importante participação dos formadores de opinião relacionados à cultura. Gostamos do resultado dos trabalhos e aguardamos a participação de Conceição nas próximas conferências”, disse Nildinho.

Assessoria

Homem é preso tentando aplicar golpe em agência bancária de Conceição-PB.

O campinense Josivan dos Santos Silva, 55 anos, foi preso dentro da agência do Banco Bradesco, em Conceição-PB, tentando aplicar golpe com documentos falsificados ao solicitar sacar da agência através de empréstimos uma quantia de de R$ 7.000,00 (Sete Mil Reais).

De acordo com informações, o acusado desembarcou ontem (09/08/2013), em Conceição, com os documentos falsos e foi pego quando estava dentro do banco. A agência do Bradesco, localizada na Avenida Solon de Lucena, estranhou os valores e a procedência do montante, acionando policiais do 2ª CIA de Policia de Conceição para averiguação, quando o acusado confessou o golpe aos PMS, Sargento Clarindo e aos Soldados Oliveira e Claudemir, sendo em seguida levado a delegacia para depoimentos.

Josivan dos Santos Silva portava documentos falsos aos quais eram em nome de Rubens Cruz Araújo, a policia trabalha ainda com a tese de ser uma quadrilha especializada no assunto que vem atuando em toda Paraíba inclusive nos estados vizinhos de Pernambuco e Ceará.

ConceiçãoVerdade



Luxa vê maior compromisso de R10 no Galo após polêmica no Flamengo.

Contratado há pouco menos de duas semanas para treinar o Fluminense, Vanderlei Luxemburgo afirmou que Ronaldinho Gaúcho adotou uma postura profissional no Atlético-MG, diferente do modo como atuava no Flamengo, sob o seu comando. O técnico, que alegar ter sido demitido do Rubro-Negro, em 2012, em função de atritos com o meia, vê uma volta por cima do jogador, refletida na conquista do título inédito do Galo na Taça Libertadores.

Em entrevista ao "Redação SporTV", Luxemburgo disse que Ronaldinho entrou em campo pelo Galo contra o Vasco, em outubro do ano passado, pelo Campeonato Brasileiro, considerado dispensado pelo presidente Alexandre Kalil. Segundo o treinador, o desentendimento entre o dirigente e o meia realmente ocorreu. O time mineiro venceu a partida por 1 a 0, com o meia dando o passe para o gol.

- O Ronaldinho foi colocado como dispensado pelo Kalil. Os jogadores pediram para que ele não fosse mandado embora. Com certeza, o Ronaldinho mudou. Não o comportamento de vida, mas o compromisso com o clube - disse.

Luxemburgo afirmou, porém, que estrelas costumam passar por cima dos técnicos no futebol brasileiro. O treinador tricolor disse que o Flamengo acabou dando um "tiro no pé" ao demiti-lo, dando preferência à permanência do craque na Gávea.

- O meu processo de desgaste no Flamengo foi um processo "não-profissional". Todo mundo sabe que eu saí do Flamengo por causa do Ronaldinho. O clube preferiu privilegiar a situação desconfortável que o jogador fazia, bancar aquilo, do que bancar o profissional. E o que aconteceu com o Flamengo? Está muito difícil trabalhar hoje.

Tem toda uma proteção, com contrato de imagem, contrato de sei lá o que. Isso vai mudar lá para frente. O jogador vai ter que entender que ele continua sendo profissional com respeito aos direitos dos outros. O direito dele termina quando começa o meu - disse.

Luxemburgo admitiu, no entanto, que o Flamengo também errou ao não cumprir o contrato assinado com Ronaldinho. A crise entre clube e o jogador começou quando parte da remuneração, que seria paga pela empresa Traffic, deixaram de ser depositados. A diretoria então se comprometeu em arcar com as despesas, mas também falhou, e o meia deixou o time em maio de 2012, após ganhar o direito da Justiça de rescindir o acordo.

- Isso também gera um desconforto. Ele tinha razão. Se não me pagam, como pode me exigir? Claro que ele é uma estrela, vai ter benefícios, mas não pode ter tanta liberdade. Não pode ter grande liberdade, porque perde-se o grupo - disse.

Globoesporte

Açougueiro é assassinado dentro de Matadouro Municipal de Patos na Paraíba.

Na manhã desta sexta-feira (09), Carlos Sandro Ferreira de Sousa, de 31 anos, foi esfaqueado no Matadouro Público Municipal de Patos e morreu antes de dar entrada no Hospital Regional da cidade. 

Segundo informações da polícia, a vítima estava trabalhando quando foi surpreendida por um companheiro de trabalho, conhecido como Cleudo, que desferiu vários golpes de faca peixeira. Carlos Sandro foi atingido nas costas e no pescoço. 

Outro colega de trabalho o socorreu e o levou em um veículo Fiat Strada para o HRP, porém, a vítima não resistiu e veio à óbito antes de dar entrada no HRP.

Ainda de acordo com a Polícia, já existia uma rixa entre vítima e acusado. A Polícia está em diligências na tentativa de localizar o autor deste crime. Este é o 20º assassinato ocorrido em Patos no ano de 2013.

Mais Patos

Homem mata mãe de santo e alega que foi a mando de Deus.

Um crime tem recebido grande repercussão no Paraná após as entrevistas do assassino. A chamada “chacina de Londrina” vitimou quatro pessoas. Entre elas, a líder do movimento negro da cidade, Vilma Santos de Oliveira, a mãe dela, Allial de Oliveira dos Santos, 86, e a neta, Olivia Santos de Oliveira, de apenas 10 anos.

Vilma era mais conhecida como Yalaorixá Yá Makumby, mãe de santo que era uma das principais lideranças do Candomblé na região. Ela era vizinha de Diego Ramos Quirino, 30 anos, assassino confesso. O que tem causado estranhamento é ele afirmar que não está arrependido, pois suas vítimas eram “hostes espirituais da maldade”.

Ao delegado William Douglas Soares o réu contou os detalhes do ocorrido, mas defende-se alegando ter recebido “ordens divinas” para que cometesse os assassinatos.

Um amigo de Diego diz que ele estava agindo de forma estranha no sábado (3) e que afirmava estar “ouvindo a voz de Deus”. Chegando em casa, ele esfaqueou e matou primeiro a própria mãe, Ariadne Benck dos Anjos, 48. Depois, foi até a casa das vizinhas.

“Ele falou que ele não via essas pessoas como alguém que ele conhecia, mas estas eram hostes espirituais da maldade, que estavam dominadas por espíritos do mal e ele tinha o propósito de libertá-las. As vozes teriam dito que ele deveria fazer justiça e por isso sair nu”, explica o delegado. Acrescentou que Diego continua falando sobre “teorias do fim dos tempos e usando a expressão ‘verdade que liberta’”.

A causa apontada para o “surto psicótico” foi uma briga com a namorada, Patrícia Amorim Dias, 19 anos. Após um desentendimento, quando ela e a sogra, Ariadne, terem dito que o comportamento dele “não era de Deus”. Quando tentou atacar Patrícia, sua mãe interviu e foi esfaqueada. Depois, saiu nu de casa e foi atrás de Patrícia até a casa vizinha, onde matou as outras 3 pessoas. Patrícia conseguiu escapar com vida. Ele tem um histórico de drogadição desde os 13 anos e já passou por quatro internações.

Desde o primeiro momento, baseando-se no depoimento de Diego, falou-se em “intolerância religiosa”. Mas como o pai do jovem é adepto do candomblé e não foi atacado, a tese enfraqueceu. Na casa da Yalaorixá Makumby, todas as imagens religiosas foram encontradas ao chão, mas segundo o delegado foram utilizadas como defesa pessoal. “Ninguém é esfaqueado sem tentar se defender”, declarou.

Com informações IG e Bem Paraná

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Toxina botulínica trata enxaqueca e até estrabismo.

 Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em 1992, a toxina botulínica - conhecida pela marca botox - tem indicações que vão além da estética, sendo regulamentada para o tratamento de estrabismo, blefaroespasmo e espasmo hemifacial (tique nervoso) desde o início da sua utilização no Brasil. "Sua ação básica se relaciona ao bloqueio da capacidade que a célula muscular tem de contrair", explica o neurologista Cristiano Milani, Coordenador do Departamento Científico de Atenção Neurológica e Neurorreabilitação da Academia Brasileira de Neurologia. Derivada desta ação "paralisante", diversas outras indicações de uso clínico surgiram nos últimos anos. Conheça as aplicações terapêuticos da toxina botulínica e quais os benefícios desse tratamento:
Hiperidrose
Caracterizada pelo suor excessivo principalmente nas mãos, axilas e nos pés, a hiperidrose se agrava quando associada à ansiedade ou outros transtornos emocionais, embora essas não sejam as causas da doença. "Nesta condição, a toxina botulínica inibe a produção e liberação do suor pelas glândulas sudoríparas", explica o neurologista Cristiano Milani, coordenador do Departamento Científico de Atenção Neurológica e Neurorreabilitação da Academia Brasileira de Neurologia. Segundo o especialista, a aplicação da toxina botulínica para hiperidrose é feita de forma superficial - ao contrário das aplicações intramusculares profundas, necessárias para outras indicações. "A substância é aplicada com dois a três milímetros de profundidade nas regiões envolvidas, por meio de múltiplas e pequenas injeções", explica o neurologista. O benefício terapêutico costuma ser mais sustentado, durando até mais de 8 meses em alguns casos. "Além disso, não existe o risco de aparecimento de sintomas em outros locais, que é problema frequente após as simpatectomias, cirurgias de tratamento da hiperidrose." 

Enxaqueca
A enxaqueca crônica é caracterizada por mais de 15 dias de dor de cabeça por mês, com duração de mais de quatro horas por dia, por mais de três meses. "Nesse contexto, a toxina botulínica promove a redução do número de dias e da intensidade das crises de enxaqueca", explica o neurologista Cristiano. Ele afirma que o medicamento bloqueia a liberação de neurotransmissores associados com a origem da dor, diminuindo sua frequência e intensidade. A substância é injetada em pontos específicos que variam para cada paciente, porém se concentrando nas regiões temporal, occipital (parte traseira inferior do crânio) e nuca. "O tempo médio em que o paciente percebe o início do resultado esperado é de 24 a 72 horas a partir do momento da aplicação, sofrendo um aumento progressivo por até duas semanas quando, então, estabiliza-se por cerca de dois a três meses." Após o período mínimo de três meses pode ser feita uma nova aplicação, conforme o quadro do paciente. Porém, o uso do botox como tratamento não significa que o paciente poderá abandonar as medicações específicas para o problema, tudo vai depender do quadro clínico. Dependendo da intensidade e frequência da enxaqueca, a toxina botulínica pode ser usada isoladamente ou em conjunto com outros tratamentos.
Bexiga hiperativa
São contrações involuntárias do músculo da bexiga, que causam a necessidade urgente e excessiva de urinar. "No caso da bexiga hiperativa, a toxina botulínica é aplicada diretamente na bexiga e normalmente em 30 pontos diferentes, por meio de um equipamento chamado cistoscópio, uma espécie de endoscópio para as vias urinárias", conta o urologista Caio Cintra, responsável pelo serviço de urodinâmica da AACD-SP e mestre em cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). O procedimento dura cerca de 30 minutos e está indicado quando existe falta de resposta adequada ao tratamento inicial medicamentoso. "A toxina inibe as contrações involuntárias da bexiga e permite que o paciente tenha um melhor controle urinário, não apresentando os efeitos colaterais comuns dos remédios orais, como a boca seca", completa o especialista. Os resultados são percebidos nas primeiras duas semanas e podem durar de seis a nove meses em média, sendo variável para cada paciente.
Contrações musculares involuntárias
A condição chamada de distonia provoca contrações involuntárias da musculatura em diversas regiões do corpo - como pescoço, por exemplo - e é comumente confundida com tique nervoso. "As distonias podem causar posturas anormais e geralmente muito dolorosas", explica o neurologista Cristiano. Embora sejam raras, podem acometer todas as faixas etárias e atingir qualquer região corporal, podendo ser desencadeadas por atividades específicas e repetidas à exaustão, como a escrita, digitação e uso de instrumentos musicais. "A doença não tem cura e sua evolução pode levar a incapacidades importantes e de difícil tratamento medicamentoso", alerta o especialista. A aplicação de toxina botulínica é um dos principais tratamentos para as distonias, que ameniza as contrações involuntárias e ajuda a corrigir a postura. Ele é injetado nos músculos, inibindo a liberação da acetilcolina, um neurotransmissor responsável por controlar a contração muscular. Como no caso da enxaqueca, o resultado é percebido nas primeiras 72 horas e sua eficácia aumenta nas duas semanas seguintes à aplicação, durando cerca de dois a três meses, quando então pode ser reaplicada.
Estrabismo
Definido pelo desalinhamento dos olhos, o estrabismo é causado por um desequilíbrio de forças dos músculos que agem sobre o globo ocular. Nesse caso, a toxina botulínica ajuda equilibrando essas forças motoras, alinhando a posição dos olhos. No entanto, a aplicação depende do quadro do paciente e a reaplicação depende da resposta ao tratamento, sendo que em alguns casos ele poderá ser indicado para cirurgia. Lembrando o período mínimo de três meses deve ser respeitado entre uma aplicação e outra.
Tremores nas pálpebras
Uma variação comum da distonia, os blefaroespasmos são contrações involuntárias do músculo que controla as pálpebras, fazendo com que o paciente pisque incontrolavelmente. "Nos estágios iniciais, o blefaroespasmo pode afetar somente um olho, mas ambos os olhos acabam sendo envolvidos", explica o neurologista Cristiano. Em alguns casos o quadro pode levar à cegueira funcional, ou seja, o comprometimento da visão causado pelo fechamento forçado das pálpebras, que impossibilita fazer coisas simples, como dirigir ou usar o computador. Acredita-se que o blefaroespasmo seja causado pelo funcionamento anormal dos gânglios basais, que são estruturas cerebrais profundas, envolvidas no controle dos movimentos.
A aplicação da toxina botulínica age no relaxamento da pálpebra, interrompendo os movimentos involuntários e normalizando o abrir e fechar dos olhos. A aplicação é feita localmente em apenas uma sessão, sendo que os resultados são percebidos nas primeiras semanas. Assim como outros tratamentos com botox, os efeitos duram cerca de seis meses, devendo ser reaplicados após esse período.
Tique nervoso
Conhecido popularmente como "tique nervoso", o espasmo hemifacial é uma doença que provoca contrações rítmicas e involuntárias nos músculos da face. "A principal causa é a presença de um vaso anômalo que pulsa sobre o nervo facial (sétimo nervo craniano) de um dos lados do rosto", diz o neurologista Cristiano. Como todo distúrbio de movimento, a frequência e intensidade dos espasmos costumam aumentar muito em situações de nervosismo ou ansiedade. "Por acarretar diversos prejuízos emocionais e funcionais, como para a leitura, assistir TV e dirigir, jamais deve ser considerado um problema de ordem estética", ressalta o especialista. Os resultados com a toxina botulínica habitualmente são seguros e eficazes. Para tratar o espasmo hemifacial, geralmente é necessária uma baixa dose de toxina botulínica, cerca de 100U da substância em uma única sessão. A duração média da toxina é de três meses, quando deve ser refeita a aplicação.
Rigidez excessiva da musculatura
Comum em pessoas vítimas de AVC, a espasticidade é uma rigidez excessiva da musculatura - de braços e pernas principalmente - que afeta a mobilidade dos pacientes. "Não se trata de uma doença isolada, mas de uma condição clínica que pode evoluir a partir de outras patologias, como o derrame cerebral, esclerose múltipla e paralisia cerebral", explica o neurologista Cristiano. O relaxamento muscular promovido pela toxina botulínica em músculos rígidos e dolorosos facilita o posicionamento dos membros e os alongamentos nas sessões de fisioterapia. "A substância é aplicada no músculo que está com rigidez, inibindo a ação da acetilcolina e diminuindo o estímulo nervoso", explica o otorrinolaringologista Alexandre Cercal, especializado em estética da face. Isso possibilita ao paciente praticar atividades que antes eram mais difíceis, como a higiene diária. "Em médio prazo, aplicações periódicas do produto podem, inclusive, evitar o encurtamento de tendões e deformidades articulares que necessitariam de cirurgias corretivas", afirma o neurologista Cristiano. A aplicação da toxina é feita localmente no músculo afetado em mais de uma sessão, conforme a necessidade do paciente. Os efeitos da toxina aparecem entre 24 e 72h após sua aplicação, mas o pico de melhoria é sentido em 15 dias.
Minha Vida

Justiça de São paulo autoriza Pânico a imitar Silvio Santos.

TJ-SP decide também que Band deve indenizar Silvio Santos em R$ 200 mil
O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) em sessão de julgamento realizada nesta quinta-feira (8/8) manteve a condenação a TV Bandeirantedes de indenizar o apresentador Silvio Santos por danos morais no valor de R$ 200 mil.  Segundo o voto do desembargador Paulo Alcides Amaral Salles, em cenas exibidas pelo programa “Pânico na TV”, foram utilizados truques de edição que acrescentaram som à movimentação dos lábios do apresentador, sugestionando que ele teria proferido palavra de baixo calão. “Essa manipulação técnica é ilícita”, afirmou Paulo Alcides.
No entanto, com relação ao impedimento da imitação de Silvio Santos por parte do humorista da TV Bandeirantes, a proibição foi afastada. O desembargador afirma em seu voto que “impedir que a ré faça paródia do autor em seu programa humorístico, sob a forma de imitação do personagem interpretado pelo mandatário do Sistema Brasileiro de Televisão, viola norma federal expressa (artigo 47 da Lei de Direitos Autorais) e parece configurar, ainda que por via transversa, ato de censura prévia - vedado pelo artigo 220, §2º, da Constituição Federal -, ferindo de morte uma das garantias mais importantes trazidas pela Carta de 1988: a liberdade de manifestação do pensamento e da criação artística”.
Além disso, Paulo Alcides destacou que o humorista Ceará, conhecido como “Silvio do Pânico”, vale-se da imagem de Silvio Santos enquanto personalidade pública, apresentador de programa de televisão, sem qualquer referência a aspectos de sua intimidade ou privacidade. “Efetivamente, não há demonstração de ofensa a direito de personalidade decorrente da tão só imitação”, explicou.
Segundo o sócio Carlos Miguel Aidar e o advogado Daniel Penteado de Castro, do Aidar SBZ Advogados e responsáveis pela defesa da TV Bandeirantes, os desembargadores afastaram os pedidos de tutela inibitória feitos pelo apresentador, dentre elas a de não veiculação de imagem de Silvio Santos sem sua autorização e impedimento da paródia.
“O Tribunal de Justiça reconheceu a proteção à liberdade de expressão e trabalho artístico garantidos pela Constituição Federal, em especial o exercício do direito à paródia, trata-se de importante precedente”, afirmam os advogados do Aidar SBZ.
Número da apelação: 0008025-52.2012.8.26.0011
UOL

5ª conferência Municipal de assistência social na Câmara Municipal de Conceição.

A Prefeitura Municipal de Conceição por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, e o Conselho Municipal de Assistência Social, convidam Vossa Senhoria para participar da V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, com o tema “A GESTÃO E O FINANCIAMENTO DO SUAS”, que acontecerá no próximo dia 15/08/2013, às 07:30hs, na Câmara Municipal de Conceição, onde na oportunidade iremos discutir as questões relativas às políticas públicas de assistência social para o nosso município. Sua participação é de suma importância para que possamos construir idéias e ações que nos proporcionem viver em uma cidade com mais igualdade, promoção humana, cidadania e justiça social. Participe! Seja solidário.
Antecipadamente agradecemos Vossa valiosa presença.


JOSÉ IVANILSON SOARES DE LACERDA
Prefeito Constitucional  

                                                                                                             
AGNALDO LENÍCIO MANGUEIRA DINIZ
Secretário de Ação Social

Safra de grãos sofre queda de 18,19%.

Reprodução/TV Globo
Safra, concentrada em milho e em feijão, caiu de 57,7 mil toneladas para 47,2 mil toneladas
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) voltou a registrar queda na safra de grãos na Paraíba para este ano. Com estiagem ainda forte este ano no Sertão, o décimo primeiro levantamento da safra da Conab mostra que a produção caiu 18,19% de julho para agosto. A safra, concentrada em milho e em feijão, caiu de 57,7 mil toneladas para 47,2 mil toneladas.
Segundo a Conab, 27,1 mil serão agora de produção de milho e 19,7 mil de feijão. As duas culturas representam quase 100%.
Já a região Nordeste teve uma leve alta de 0,8% no décimo primeiro levantamento da safra da Conab. A produção de 11,960 milhões de toneladas, em julho, subiu para 12,057 milhões de toneladas, em agosto.

No país, a estimativa é de recorde para a produção de grãos para 186,15 milhões de toneladas, volume 12,1% superior ao colhido na safra passada, quando chegou a 166,20 milhões de toneladas, que foi impulsionado pela expansão das áreas cultivadas de soja e milho.

JP

Justiça anula sentença contra Carlos Antônio.


Magnus Menezes
O juiz Cláudio Girão Barreto, da 8ª Vara Federal, anulou a sentença por ele proferida em abril último que condenou o ex-prefeito de Cajazeiras Carlos Antônio. O magistrado acolheu os embargos apresentados pela defesa, alegando que a sentença saiu quando Carlos Antônio já estava exercendo o cargo de secretário de Interiorização do Estado, sendo, portanto, detentor de foro privilegiado.
Nesse caso, ele só poderá ser julgado pelo Tribunal Regional Federal, da 5ª Região, para onde seguirão os autos, conforme destacou em seu despacho o juiz Cláudio Girão.
"Quando da publicação da sentença, ocorrida em 15/04/2013, o embargante já havia sido empossado (em 01/04/2013) no cargo de Secretário de Estado da Interiorização da Ação do Governo do Estado da Paraíba. Embora o réu somente tenha prestado tal informação ao juízo de primeira instância quando da interposição dos Embargos de Declaração, é inconteste a competência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região para processar e julgar o presente. Ante o exposto reconheço a nulidade da sentença, por incompetência do juízo. Subam os autos ao colendo Tribunal Regional Federal da 5a. Região".
A medida beneficia o jornalista Adjamilton Pereira, ex-secretário de Saúde do município de Cajazeiras, também condenado pela Justiça Federal na mesma ação.
Entenda o caso
O Ministério Público Federal afirma na denúncia que os gestores de Cajazeiras teriam desviado recursos do Ministério da Saúde por meio do Programa de Atenção Básica à Saúde, bem como teriam realizado pagamentos das equipes do Programa Saúde da Família - mesmo com elevado percentual de absenteísmo - em desacordo com as normas da Atenção Básica.

Carlos Antônio foi condenado a pena de um ano de detenção, depois convertida em pagamento de multa, no valor de 10 salários mínimos. Teve também a pena de inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Oportunidade única ! Vende-se CASA LOTÉRICA na cidade de DIAMANTE. LEIA E VEJA AS FOTOS!


vendo e alugo imoveis, estou vendendo uma CASA LOTÉRICA em Diamante, com todo o mobiliário, com contrato feito na prefeitura de Diamante (para empréstimos consignados), bom movimento e lucros, valor é R$90.000,00. O prédio é alugado, com aluguel no valor de R$200,00.

Oportunidade única ! Vende-se CASA LOTÉRICA na cidade de DIAMANTE.

MAIS INFORMAÇÕES, FALAR COM RAPHAEL QUEIROGA
FONES: (83) 8620-6457 OU 9699-3064

Laudo dos EUA poria em xeque caso Isabella. LEIA



O resultado de um laudo feito nos Estados Unidos pelo diretor do Instituto de Engenharia Biomédica da George Washington University, James K. Hahn, pode provocar uma reviravolta no caso Isabella Nardoni. As análises foram encomendadas pelo criminalista Roberto Podval, que defende o casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, pai e madrasta da menina morta aos 5 anos, em 2008.
Os exames feitos pela equipe do professor americano concluíram que as marcas no pescoço da menina não foram causadas pelas mãos de Anna Carolina, conforme a acusação feita pelo Ministério Público Estadual (MPE). Também concluíram que tampouco foram resultado de esganadura feita pelo pai da criança. Isso porque as marcas encontradas pela perícia "não são compatíveis com a morfologia das mãos de Anna e de Alexandre".
As marcas - chamadas de esquimoses puntiformes na nuca direita - não foram, segundo a perícia, feitas por mãos humanas. "Isso foi surpreendente", afirmou Podval. Para fazer as análises, o criminalista fez moldes das mãos dos dois acusados. O estudo da equipe do professor Hahn foi desenvolvido com base nas articulações das mãos e dos dedos.
Para mostrar como chegaram a esse resultado, os peritos prepararam um relatório que será trazido por Podval para ser incluído no processo do caso.
Mesmo sabendo que a Justiça dificilmente aceita a análise de provas novas em habeas corpus, é por meio de um que o criminalista pretende tirar o casal da cadeia. Normalmente, só depois do trânsito em julgado de um caso - sua decisão judicial final - é que se pode pedir a revisão criminal. Para tanto, o casal Nardoni teria de esperar preso.
Podval considera que a espera na cadeia depois do surgimento de uma dúvida mais do que razoável de que o casal tenha cometido o crime é algo que a Justiça deve evitar, daí porque o criminalista acredita ser possível a libertação.
Prisão. O casal Nardoni cumpre pena desde que, em março de 2010, foi condenado pelo 2.º Tribunal do Júri de São Paulo pela morte da garota. O pai recebeu a pena de 31 anos de prisão, enquanto a madrasta, de 26 anos e 8 meses. Ambos recorreram da decisão, mas a Justiça ainda não terminou de analisar seus recursos.
Anna e Alexandre foram condenados por homicídio qualificado - meio cruel, sem dar chance de defesa para a vítima e para assegurar a impunidade de outro crime. De acordo com a acusação, a menina teria sido espancada pela madrasta, que teria tentado sufocá-la. Pensando que ela estava morta, o pai cortou com uma tesoura uma rede de proteção da janela de um quarto do apartamento do casal, na zona norte de São Paulo. Em seguida, Alexandre apanhou a menina e a atirou pela janela. A criança caiu no jardim do prédio.
Queda. Para Podval, as marcas no pescoço de Isabella podem ter sido provocadas nessa queda, quando a menina passou por uma pequena palmeira no jardim. "O laudo diz que as marcas não foram causadas por mãos humanas, mas não diz o que as pode ter causado. Ele é inconclusivo nesse ponto. Mas acredito que elas podem ter sido causadas na queda", afirmou o criminalista.
O defensor do casal devia embarcaria na noite deste quarta-feira, 7, para os Estados Unidos a fim de apanhar o resultado dos exames. Ele deve se reunir ainda nesta semana com a equipe do professor Hahn, em Washington. O retorno ao Brasil está marcado para a próxima semana. "Vamos preparar o recurso. Sempre acreditei na inocência de meus clientes."
Informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Receita Federal libera consulta ao terceiro lote do IR 2013.

A Receita Federal liberou nesta quinta-feira (8) a consulta ao terceiro lote de restituições do Imposto de Renda de 2013 (ano-calendário 2012). Foi liberada, também, a consulta a lotes residuais dos anos de 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008. Serão creditadas restituições para 1.139.810 contribuintes, totalizando o valor de R$ 1,4 bilhão.
O dinheiro das restituições será depositado no próximo dia 15 na agência indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração. O valor é corrigido pela Selic (taxa básica de juros), mas, após cair na conta, não recebe nenhuma atualização.
Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal ou ligar para o Receitafone, no número 146.
O pagamento das restituições de 2013 será feito em sete lotes, no total. O primeiro foi pago em junho. O último será pago em dezembro (veja calendário). Têm prioridade os que entregaram a declaração antes, idosos, deficientes ou pacientes com doenças graves.
O fato de não receber a restituição agora não significa necessariamente ter ficado retido na malha fina. Mas existe essa possibilidade. A Receita tem um sistema para verificar se a declaração está com algum problema e oferece oportunidade de corrigi-lo.
ig

TCE quer sindicância na pasta da Saúde.



TCE também recomendou que o secretário evite o uso indiscriminado de convênios com cooperativas médicas

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba julgou regulares, com ressalvas, as contas de 2011 da Secretaria de Saúde do Estado encaminhadas pelos gestores Mário Toscano de Brito Filho (período de 1º de janeiro a 9 de março) e Waldson Dias de Souza (restante do exercício).
O secretário Waldson Souza tem prazo de 60 dias para instaurar sindicância para identificar a destinação de roupas técnicas hospitalares, no valor total de R$ 53.622,00, fornecidas pela empresa Maringá Comércio e Representações Ltda, em decorrência do pregão presencial 07/11 realizado pela pasta da Saúde.
Nesse mesmo tempo ele deve promover “a devida tomada de contas dos adiantamentos que reclamem tal medida” e o controle de estoques de almoxarifado, “de forma racional e planejada, com a necessária observância aos princípios constitucionais norteadores da administração pública e aos ditames da Lei da Licitação e Contratos Administrativos”, segundo voto do relator, conselheiro André Carlo Torres Pontes, relator do processo, aprovado por unanimidade.

O TCE também recomendou que o secretário evite o uso indiscriminado de convênios com cooperativas médicas, para contratação de pessoal e, ainda, de mão de obra terceirizada para prestar atividades-fim da administração, bem como que agilize a conclusão de obras de hospitais públicos inacabados.

JP

Mãe e filhos acusados de tentativa de homicídio são soltos pela Justiça.

A Justiça Sousense libertou por volta do meio-dia desta quarta-feira (07), a senhora Francisca Soares Ribeiro e os filhos, Raimundo George Soares (foto) e comerciante José Geones Soares, residente em Tenente Ananias/RN, todos presos acusados de uma tentativa de homicídio no Alto do Cruzeiro em Sousa, contra o popular José Marques de Abrantes, conhecido como “Teté do Guanabara”.
O trio foi posto em liberdade, após um pedido de revogação de prisão preventiva impetrado pelos advogados João Paulo Estrela e Rijalma Júnior. 
Francisca Soares Ribeiro e Raimundo George Soares, foram presos na Operação Águias do Sertão no dia 31 julho de 2013. Já José Geones Soares se apresentou a polícia na manhã de ontem.
WSCOM com SertãoInformado

Advogado principal do PSDB nacional já admite elegibilidade de Cássio nas próximas eleições.

O advogado Eduardo Alckmin, principal representante do Jurídico do PSDB Nacional, deixou escapar nesta terça-feira, em Brasilia, que tem se animado com jurisprudências de decisões do Tribunal Superior Eleitoral, sobretudo num caso registrado no estado do Maranhão considerado por ele com mesmo teor do senador Cássio Cunha Lima, cujo resultado dá elegibilidade ao parlamentar, caso queira ser candidato em 2014.
Fontes ligadas ao PSDB Nacional disseram ao Portal WSCOM, que Eduardo Alckmin já não tem mais dúvida da elegibilidade do senador paraibano.
De acordo com as Fontes, Alckmin inclusive teria manifestado essa opinião ao líder do PSDB paraibano.
Nesta terça-feira, lideranças municipais da Paraíba saíram do gabinete do senador seguros de que não há mais impedimento jurídico para uma hipótese não assumida ainda por Cássio.
Em Brasilia, conforme o Portal apurou, novo agrupamento de políticos paraibanos esteve com o senador manifestando dificuldades em manter o voto ao governador Ricardo Coutinho, caso Cássio resolva apoiar o líder do PSB à reeleição.
- Não posso negar minha admiração pelo senador, mesmo já disse a ele que não terei condições de apoiar a reeleição do governador – revelou um prefeito pedindo para não ser identificado temendo represálias.
WSCOM

Veja Fotos do corpo achado na cidade de Santana de Mangueira no último sábado (03).

Um corpo desconhecido e em estado de decomposição foi achado na cidade de Santana de Mangueira no última sábado (03). Segundo informações publicadas em portais de notícias do Vale do Piancó, na semana, dizem que o corpo pode ser de uma moto taxista de Serra Talhada Pernambuco que está desaparecido desde o dia 30 de Julho.

A polícia esta investigando o casso.

Veja fotos do corpo em estado de decomposição  como as imagens são fortes, clique no link abaixo se deseja ver.




PedraBrancaNews / Fotos: Carlos Ferraz

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Plenária setorial em patos formalizou poder público no processo eleitoral do (CBH PPA).

Aconteceu ontem, 06 de agosto em Patos-PB, a primeira Plenária Setorial do Processo Eleitoral do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA). O evento ocorreu no auditório da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), bairro Santa Cecília, e formalizou os representantes do segmento do Poder Público Municipal do Estado da Paraíba que participaram no Processo Eleitoral.

A abertura da Plenária foi feita pelo Presidente da Comissão Eleitoral do Processo, Marcelo Gomes de Araújo Leal, representante da SEMARH/RN, que iniciou o evento falando da importância do Comitê para a Bacia do rio Piranhas-Açu e fez uma breve apresentação sobre o quê é o Comitê.
Logos após foi reservado um período de 30 minutos para que houvesse a discussão de possíveis candidaturas, dos 102 representantes do Poder Público convidados foram credenciados 07 na Plenária, registrando-se assim as candidaturas e procedendo-se à votação. 

Foram eleitas por aclamação, como membros titulares e suplentes, as seguintes entidades: Prefeitura Municipal de Patos, titular, representada por Wandecy Medeiros Silva e como suplente a Prefeitura Municipal de São Mamede, representada por Genário Soares Pessoa; Prefeitura Municipal de Conceição, titular, representada por Francisco Jundivio L. Lacerda e como suplente a Prefeitura Municipal de Piancó, representada por José Rodrigues Filho; Prefeitura Municipal de Coremas,titular, representada por Zoélio Araújo da Silva e como suplente a Prefeitura Municipal de Sousa, representada por Maria do Socorro G. Garrido.


O evento contou com a presença de diversas autoridades regionais, na equipe de Conceição esteve presente o ex. prefeito João Deon Diniz, o secreterio de agricultura Francisco Jundivio e o Engº Agrônomo Sousa Júnior. Assessoria

Nesses próximos dias será inaugurado o PETI na cidade de Conceição. LEIA!

Até que enfim depois de muito esforço e empenho do prefeito de Conceição Nilson Lacerda e toda sua equipe, conseguiram um lugar seguro e amplo para o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), apesar de se tratar de um prédio antigo, onde já foi palco de grandes eventos, estamos falando é do famoso Atlético Clube, que hoje pertence, e está registrado em cartório em nome da prefeitura municipal de Conceição.
 


O Atlético Clube hoje está passando por uma grande e minuciosa reforma, sem deixar escapar nem um detalhe, ganhando as cores da bandeira do município, amarela, verde e vermelho. O atlético Clube vai deixar de existir para dá espaço ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), localizado na Avenida Solon de Lucena, centro da cidade, que nesses próximos dias será inaugurado. ConceiçãoPBOnline / Fotos: Ricardo Dantas

FUNASA encontra coliformes no maior açude da PB e veta consumo de Coremas.

“Todas as amostras coletadas apresentaram positividade significativa para Coliformes totais (100%), que são bactérias indicadoras de contaminação com material fecal de animais e presença de outros organismos” – diz um dos trechos de relatório técnico produzido recentemente pela FUNASA no Açude de Coremas, maior reservatório de água do Estado da Paraiba, há algum tempo impróprio para consumo humano. Há, ainda, a constatação por outros estudos de alta incidência de câncer em habitantes da cidade. O prefeito da cidade, Antonio Lopes, tem buscado apoio do governo do Estado, através da Cagepa, da FUNASA e da bancada federal por intermédio do deputado federal Ruy Carneiro. Ele e o vice, Lucrenato Júnior, estiveram em Brasília, com os senadores Cássio Cunha Lima e Cicero Lucena buscando meios de enfrentar o problema.

De acordo com o Relatório, ao qual o Portal WSCOM obteve com Exclusividade, “a presença desse indicador sugere a presença de outros patógenos que podem provocar morbidade ou mortalidade, a exemplo do vírus (ex hepatite, encefalite), bactérias (ex:meningite, cólera) e protozoários (amebíase, giardíase, crptosporidiose) que são transmitidas pela água sendo mais grave para os grupos considerados de riscos, como os imunocomprometidos, crianças e idosos”.

A FUNASA diz ainda no documento que “as análises físico-químicas realizadas nas amostrar dos pontos de consumo e do manancial evidenciaram resultados físicos acima do permitido pela legislação vigente”.

A incidência dos problemas advindos da água de Coremas, conforme o relatório, aponta para a possibilidade de casos de câncer. “Somando-se ao problema, a colocação de cloro diretamente numa água de manancial superficial proporciona a formação de trialometanos que são compostos cancerígenos”.

O QUE FAZER – Segundo o prefeito Antonio Lopes, chegou a hora de uma grande mobilização no Estado para resolver de vez “este grave problema afetando não só a cidade de Coremas como toda a região”. Ele está buscando apoios da Bancada Federal, através do deputado federal Ruy Carneiro e dos senadores Cicero Lucena e Cássio Cunha Lima, bem como os demais parlamentares.

Ele explicou que tem procurado a FUNASA e Cagepa para estabelecer novas estratégias de tratamento e de educação ambiental e de saúde para as cidades vizinhas e as populações ribeirinhas. 

“Não podemos mais continuar com 26 municipios despejando dejetos de toda a natureza, inclusive esgotos sanitários contaminando a água e, por conseguinte, gerando doenças e mortes afora a inapropriedade de consumo pela população”.

Walter Santos

Ex-vereador, o advogado Fernando Carvalho externa desejo de se filiar ao PTB de Wilson Santiago.

O advogado e ex-vereador da cidade de Campina Grande Fernando Carvalho, depois de ter militado nos movimentos políticos do PMDB e do PT do B, agora manifesta o desejo de se filiar ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), presidido, na Paraíba, pelo ex-senador Wilson Santiago.

    Entendimentos, nesse sentido, vêm sendo mantidos, há alguns dias, pelos dois políticos, na Capital paraibana, e Carvalho já manifesta, também, o desejo de disputar uma das cadeiras da Assembléia Legislativa estadual.

    Para o ex-senador Wilson Santiago, quadros políticos com o perfil do ex-vereador campinense honram os hostes de qualquer agremiação partidária, e, aproveitando o ensejo da filiação-em-perspectiva, ele adianta que o PTB, com o ingresso de Fernando Carvalho, aumenta, significativamente, o leque dos que já se preparam, em todas as regiões da Paraíba, para a disputa das eleições proporcionais de 2014, a nível estadual e federal.

Assessoria

Senado aprova punição mais severa a juízes e membros do Ministério Público.

O Senado aprovou nesta terça-feira (6) a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que determina punições mais severas a juízes que cometeram falhas graves, como envolvimento em crimes de corrupção. Atualmente, a aposentadoria compulsória é a punição disciplinar máxima a magistrados. A proposta agora segue para a Câmara.
Pelo texto do senador Blairo Maggi (PR-MT), apresentado na forma de substitutivo, os magistrados acusados de delitos graves, como crimes hediondos ou de corrupção, passam a ser colocados em disponibilidade por até dois anos. Nesse período, eles receberão proventos proporcionais ao tempo de contribuição previdenciária e o Ministério Público deverá encaminhar denúncia para início de processo judicial.
Ao fim do processo, se eles forem considerados culpados, serão demitidos e não mais aposentados compulsoriamente como prevê a lei atual. Se forem inocentados, eles retomam as atividades e receberão a diferença de seus proventos.
O senador também incorporou em seu substitutivo a PEC 75, que tramitava apensada à PEC 53 e que trata das punições disciplinares de membros do Ministério Público. Atualmente, a pena máxima para eles também é a aposentadoria compulsória, mas a proposta de Maggi é de que eles possam ser demitidos ou ter as aposentadorias cassadas.
Nesse caso, se forem condenados pelo Conselho Nacional do Ministério Público também ficam inicialmente afastados e recebendo proventos proporcionais ao tempo de serviço enquanto processo judicial é apresentado e concluído.
O Ministério Público terá 90 dias para apresentar as denúncias contra os magistrados, procuradores ou promotores acusados de crimes. Os processos terão tramitação preferencial na Justiça e devem ser concluídos com rapidez.
“Nós não veremos mais juízes ou promotores que forem condenados por corrupção continuando com seus vencimentos integrais, como nós víamos antigamente. A partir de agora, qualquer membro do Ministério Público ou da magistratura que for condenado por algum tipo de crime perderá esses vencimentos que ele tinha e cairá no Regime Geral da Previdência Pública, como todo mundo tem hoje, com R$ 3.900”, explicou Maggi.
Segundo o senador, foi assegurado aos juízes, promotores e procuradores o amplo direito de defesa, com prazos de afastamento anteriores à punição máxima para garantir que aqueles que estejam sendo acusados não sejam punidos severamente, mas também não continuem atuando sob suspeição.
A proposta faz parte das matérias elencadas pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), como resposta às demandas das manifestações populares.

IG