Plantão

Mais de 23 mil crianças da Paraíba já atualizaram vacinação, diz Saúde.

A Secretaria de Saúde da Paraíba divulgou nesta segunda-feira (26) um balanço parcial da campanha para atualizar o cartão de vacinação infantil no estado. De acordo com o órgão, até esta manhã, 23.651 crianças já tinham comparecido aos postos de saúde. A campanha foi aberta no sábado (24) e vai se estender até o dia 30 de agosto.

Segundo os dados apresentados pelo Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, até o início da manhã desta segunda-feira já tinham sido aplicadas 21.066 doses de todas as vacinas que estão sendo oferecidas. Em primeiro lugar em comparecimento estão as crianças na faixa etária de um ano com 5.904 doses. Segundo a secretaria, algumas crianças que comparecem aos postos estão com o cronograma em dia e não precisam ser vacinadas.

Entre as vacinas oferecidas, a Tríplice Viral, que previne contra o sarampo, caxumba e rubéola foi a mais utilizada, com 10.107 doses. chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria da Saúde, Isiane Queiroga, explica que esse aumento deve-se à antecipação da faixa etária das crianças com relação à segunda dose, que a partir do mês de fevereiro desse ano passou de quatro anos para um ano e três meses. Em segundo lugar está a vacina DTP que previne contra difteria, tétano e coqueluche com 3.030 doses aplicadas.

Isiane enfatizou que a campanha para atualização do cartão de vacina acontece no mesmo período em que era realizada a campanha que era exclusiva para aplicar a segunda dose da vacina contra a pólio, que não existe mais e desde o ano passado se transformou numa campanha de multivacinação. Na campanha estão sendo oferecidas todas as vacinas do calendário, a exemplo da BCG, hepatite B, pólio, penta, meningocócica, pneumocócica, rotavirus, entre outras.

Isiane afirmou que a vacina é uma forma segura e eficaz de imunizar contra determinadas doenças. “Se a gente pensar direitinho, a vacina pode ser considerada um ato cívico, já que uma pessoa imunizada tem menos chances de transmitir doenças para a sua comunidade”.

G1 Paraíba