Plantão

Itaporanga sediara 1° conferência de desenvolvimento territorial sustentável do território rural do vale do Piancó. LEIA!

Através do presente documento, o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA – por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Territorial – SDT -, da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário – DFDA – Da Secretaria Estadual do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca –SEDAP, da ECONTESE, da Comissão Organizadora Estadual – COE – da Comissão Organizadora Territorial – COT - do Território do Vale do Piancó, e de sua Assessoria Territorial, convidam a todos para participarem do processo de realização da 1ª Conferencia Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

Compreendemos que o intuito primordial de nossa conferência seja a elaboração, de maneira participativa, de um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PNDRSS - que tem início com as conferências municipais, segue com a Conferência Territorial, avança para a Conferência Estadual, e chega à Conferência Nacional, em outubro, compondo um documento legitimador dos anseios, expectativas, e propostas concretas de fortalecimento do processo produtivo agrícola, bem como dos diversos elementos que compõem a nossa ruralidade.

Destarte, convidamos 02 (dois) representantes do Poder Público sendo 01 (um) homem e 01 (uma) mulher, e 04 (quatro) representantes da Sociedade Civil sendo 02 (dois) homens e 02 (duas) mulheres, sendo que destes/as 20% devem ser  Jovens para participarem da 2ª Conferência Territorial, a realizar-se no dia 13 de agosto de 2013, de acordo com a programação, em anexo, nas dependências do Colégio Padre Diniz, em Itaporanga – PB.

Programação



HORA
METODOLOGIA
INSTRUMENTO DE APOIO
08h00
Credenciamento e divisão de grupo
·  Lista de Presença
·  Programação
·  Ficha de inscrição
·  Documento de Referência
09h00
Abertura oficial
·   Composição da mesa de abertura
·   Apresentação em bloco dos participantes
· Municípios (Governo e Sociedade Civil)
09h30
Aprovação do Regulamento da Conferência
·   Apresentação e aprovação pelo plenário.
·  Regulamento da conferência territorial
·  Apresentação em Power Point
09h45
Apresentação da 2ª CNDRSS
·   Responsabilidades, histórico, objetivos e etapas.
·   Eixos: temas centrais e proposições
·   Apresentação padrão (Power Point)
10h10
Orientação dos grupos para formulação das propostas e Apresentação dos coordenadores e relatores dos grupos
Grupo 1: Eixos 1 + 5 + 6 + 7 (Verde)
Grupo 2: Eixos 2 + 5 + 6 + 7 (Azul)
Grupo 3: Eixos 3 + 5 + 6 + 7 (Amarelo)
Grupo 4: Eixos 4 + 5 + 6 + 7 (Vermelho)
·  Apresentação metodologia proposições (Power Point)
10h20
Trabalho dos grupos: Formulação das proposições
·  Roteiro Orientador por grupo e por eixo
12h00
Intervalo Almoço

13h30
Trabalho dos grupos: Formulação das proposições – continuação
·  Roteiro Orientador por grupo e por eixo
14h30
Plenário Final de aprovação das proposições.
·   Apresentação por eixo das proposições formuladas pelos grupos, com solicitação de destaques naquelas que os participantes julgarem conveniente.
·   Seleção de até 21 proposições para serem encaminhadas para a conferência estadual, assegurando no mínimo 01 por cada eixo temático.
·  Roteiro Orientador (plenário)
15h30
Eleição de delegados/as para a conferência estadual
Assegurar a representação de 1/3 do poder público e 2/3 de representantes da sociedade civil, garantindo a paridade de gênero e a cota mínima de 20% de jovens. Serão eleitos ainda delegados/as suplentes, na proporção de 30% da delegados/as.
·         Observar o regulamento da conferência territorial
17h00
Encerramento