Plantão

Fernando Bezerra assina contrato do Eixo Leste e Aguinaldo inaugura Canal em Patos.

Dois ministros confirmam presenças na Paraíba nesta segunda-feira para tratar de investimentos em obras estruturantes de forte impacto.

O ministro Aguinaldo Ribeiro inaugura o Canal do Frango, em Patos, enquanto o Ministro Fernando Bezerra Coelho assina em Monteiro contrato e ordem de serviço do Eixo Leste do Projeto São Francisco.

O Ministério da Integração Nacional concluiu a última licitação das obras complementares do Eixo Leste - Meta 3L - do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Com isso, as atividades do empreendimento que passam por Sertânia, em Pernambuco, e em Monteiro, na Paraíba, serão intensificadas.

PATOS - O ministro entrega nesta segunda-feira, a obra de macrodrenagem urbana da bacia do Canal do Frango, em Patos (PB), cujo investimento é de R$ 27,6 milhões e beneficia 5.445 famílias. A construção contempla os bairros do Morro, Liberdade, Jardim Queiroz, Novo Horizonte, Belo Horizonte, Noé Trajano e Jardim Europa até desaguar no Rio Espinharas.

As obras são para controlar as cheias e evitar inundações, além de minimizarriscos e prejuízos em áreas de extensão significativa. A macrodrenagem da bacia teve inicio em dezembro de 2011 e inclui os serviços: canal em concreto, pontilhões, pavimentação, calçadas laterais, iluminação e arborização.

O projeto prevê, ainda, o aumento da capacidade de armazenamento do Açude Santa Clara, passando de 94.000 m³ para 164.000 m³. O cálculo realizado para execução da obra levou em consideração as cheias para um período de 100 anos, que permite uma capacidade para de armazenamento de aproximadamente 70.000 m³. Esta estrutura já está integrada ao Canal do Frango.

O aumento do açude segue as normas do Manual do Programa de Drenagem Urbana Sustentável e Controle de Erosão Marítima e Fluvial do Ministério das Cidades.

Segunda etapa - A segunda etapa da obra contará com um total de R$ 16,9 milhões, recursos liberados pelo Ministério das Cidades, conforme a Portaria 384, publicada na última terça-feira (21/08) no Diário Oficial da União. As obras, nesta fase, são de manejo das águas pluviais que complementam a drenagem da Bacia do Canal do Frango.

Wscom