Plantão

Abusar do sal prejudica a visão, alerta especialista.

O uso excessivo de sal prejudica a saúde da visão, de acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto. No Brasil, em média, cada pessoa consome mais que o dobro dos cinco gramas de sal recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Segundo o especialista, o abuso no consumo de sal dobra a chance de surgir a catarata do tipo subcapsular posterior.
— O excesso de sódio na corrente sanguínea dificulta a manutenção do baixo nível intracelular de cálcio que garante a transparência da lente do olho.
Apesar de ser difícil "escapar da catarata", já que a doença está relacionada ao envelhecimento, com o consumo excessivo do sal, a doença pode surgir bem mais cedo.
— Como aparece mais cedo nem é preciso dizer que compromete a trajetória profissional.
Uma das dicas para reduzir o consumo de sal é eliminar o saleiro da mesa. Além disso, optar por temperos naturais, evitar embutidos, conservas e alimentos industrializados que contenham glutamato de sódio.
O oftalmologista ainda afirma que os olhos também devem ser protegidos da radiação ultravioleta emitida pelo sol durante o ano todo nas atividades ao ar livre com lentes que contenham filtro ultravioleta, chapéu ou boné. O consumo frequente de bebida alcoólica e cigarro são outros fatores de risco evitáveis, ressalta.
Comer frutas e vegetais frescos em abundância ajuda adiar a doença. A única forma de eliminar a catarata é por meio da cirurgia.



R7