Plantão

Cartaxo anuncia reajuste de 8% para servidores da PMJP.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), anunciou em coletiva nesta segunda-feira (3) que os servidores municipais terão um reajuste de 8%.

O aumento entra em vigor já neste mês e vale para os funcionários da ativa e também para aposentados e pensionistas.

De acordo com o prefeito, o reajuste representa um impacto de R$ 60 milhões na folha de pagamento da prefeitura.

Segundo o prefeito, o aumento foi amplamente discutido com as categorias antes de ser anunciado. Cartaxo ressaltou que o índice anunciado é o máximo que a prefeitura pôde aplicar. “Esse reajuste tem importância não só pelo valor, mas pela forma que foi construído. Não é pouca coisa, em seis meses a gente consegue dar um reajuste que valoriza o servidor”, disse. Ainda de acordo com Cartaxo, o reajuste representa um ganho real de 36,98% para o funcionalismo.

O Fórum dos Servidores de João Pessoa chegou a pedir 10% de reajuste durante as negociações, mesmo índice que foi dado aos professores no início do ano, mas a prefeitura convenceu os representantes das categorias que esse valor não seria possível. “Chegamos a um consenso dos 8% durante a mesa de negociação. Acredito que avançamos e mais ainda na questão data base das categorias, que o prefeito já se comprometeu em instituir”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de João Pessoa (Sintem) e membro do Fórum, Daniel Assis.

Durante a coletiva, Cartaxo disse que a instituição da data base sairá da discussão com as categorias da mesma forma que se deu a definição do índice de reajuste salarial.

O prefeito anunciou ainda que pagará 50% do 13º salário no próximo dia 17 de junho. “Vamos pagar antes do Soão João, que é um compromisso que já havíamos firmado”, enfatizou. Luciano Cartaxo disse também que pagamento da folha de junho será no dia 27 e 28.


Jornal da Paraíba