Plantão

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO VAI ENTREGAR 85 COMPUTADORES PARA ALUNOS DA ZONA RURAL.


O Ministério da Educação – MEC, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, desenvolve o Programa Inclusão Digital por meio do Programa Nacional de Educação no Campo – PRONACAMPO que visa, entre outras ações, promover a inclusão digital e o uso pedagógico da informática nas Escolas do campo. Visando a implementação do Programa, o MEC contemplou 10 escolas do Município de Conceição, com Laptos Educacionais Positivo Moro S7 – FNDE.

            Estes computadores serão entregues nos próximos meses aos alunos, mas antes os alunos passarão por um minitreinamento de como usar o laptop, que tem acesso a internet e vários outros programas educacionais. O alunos não poderão vender ou repassar o computador para outra pessoa, pois ele deve ser usado no ambiente escolar e familiar. No ato da entrega os pais e o aluno assinarão um termo de responsabilidade pelo uso e cuidado do aparelho.

            Esta conquista já foi resultado de uma busca e adesão do Prefeito Nilson Lacerda ao PRONACAMPO. Com o auxilio do Secretário de Educação Fidelis Mangueira, que não mede esforços encontrar recursos para a educação, o Prefeito Nilson Lacerda pretendo ao longo de sua gestão conseguir computadores para doar a grande maioria de alunos e professores, e para isto o Secretário de Educação irá a Brasília, de 22 a 25 de abril, atrás de melhorias para a educação de Conceição.

CIDADE DE CONCEIÇÃO TERÁ INTERNET GRÁTIS NAS PRAÇAS E ÓRGÃOS PÚBLICOS
O Município de Conceição aderiu ao Projeto Cidade Digitais do Ministério das Comunicações e com isto, nos próximos anos contará com internet gratuita, via cabo, em alguns órgãos públicos da administração municipal, bem como internet sem fio, em algumas praças da cidade.
Os locais escolhidos pela administração municipal para instalação a internet gratuita será o Centro Administrativo de Conceição, a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Ação Social, o prédio do PETI, o prédio da futura biblioteca pública municipal, o Centro Cultural Elba Ramalho, a Praça da Matriz e o Calçadão no Centro da cidade. O Secretário a Educação, Fidelis Mangueira, acredita que em poucos anos quem tiver um notebook, um tablete ou telefone celular poderá acessar destas praças a internet gratuitamente. Este projeto também possibilitará uma economia imensa para os cofres públicos, pois não será mais necessário gastar com internet. O Secretário salienta que a contrapartida do município é oferecer os locais e infraestrutura básica para instalação dos equipamentos doados pelo Ministério das Comunicações.

Cidades Digitais

O projeto possibilita a modernização da gestão das cidades com a implantação de infraestrutura de conexão de rede entre os órgãos públicos além da implantação de aplicativos, com o objetivo de melhorar a gestão e o acesso da comunidade aos serviços de governo. Podem participar da seleção prefeituras e regiões administrativas do Distrito Federal (DF).
As cidades recebem softwares para os setores financeiro, tributário, de saúde e educação, e os servidores públicos serão capacitados no uso específico dos aplicativos e da rede, assim como nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Também está prevista a instalação de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços de grande circulação em locais definidos a critério das prefeituras.
Resultado de ação transversal de articulação entre órgãos do Governo Federal, o projeto tem a parceria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio de licitação na modalidade de registro de preço nacional para a aquisição dos aplicativos de softwares públicos básicos. O BNDES oferecerá linhas de financiamento de kits de sistemas de gestão e softwares, bem como para ampliação das redes digitais das prefeituras.
O orçamento destinado ao projeto de implantação das cidades digitais é de R$ 40 milhões de reais.

Modelo básico do projeto-piloto
  • Conexão entre os órgãos públicos
  • Implantação de aplicativos de gestão para os setores financeiro, tributário, de saúde e educação
  • Capacitação de servidores públicos no uso específico dos softwares e nas TICs
  • Acesso da população aos serviços de governo eletrônico
  • Pontos de acesso público à internet em praças, rodoviárias ou outros espaços
Inclusão Digital

As políticas de inclusão digital implementadas pelo Ministério das Comunicações são concebidas como ferramentas para o exercício da cidadania, tendo como base o pressuposto de que, na sociedade em que vivemos, grande parte dos processos de escolha e de autonomia do indivíduo passam por sua interação com as Tecnologias da Informação e da Comunicação, mais especificamente pelos equipamentos, ferramentas, conteúdos e aplicativos conectados em rede que permitem o acesso à comunicação e à informação.

Para tanto, os projetos, ações e iniciativas desenvolvidos têm como objetivo promover o uso da internet e outras tecnologias da informação e comunicação tendo como base três eixos de atuação: a ampliação da disponibilidade de acesso às TICs (oferta de infraestrutura, como equipamentos e disponibilização de sinal e internet); o incentivo ao desenvolvimento e à disponibilização de conteúdos que atendam aos requisitos de acessibilidade, usabilidade e inteligibilidade; e a capacitação da população interessada nos uso das TICs e dos profissionais que atuam diretamente no atendimento aos cidadãos, de modo a gerar interesse por tais tecnologias e despertar a confiança nesses potenciais usuários.

Em consonância com esses três eixos de atuação, os principais programas em execução no âmbito da Secretaria de Inclusão Digital são o apoio a telecentros, a cidades digitais e a centros de recondicionamento de computadores, bem como a articulação de políticas que envolvem a integração das ações de inclusão digital do governo federal e a articulação dessas políticas com as políticas sociais.
São iniciativas que, em conjunto, fomentam a “Comunicação Comunitária”, contribuindo para potencializar nas comunidades um capital social que contribua para a efetivação do exercício pleno da cidadania, promovendo, em última instância, o desenvolvimento local, especialmente em áreas excluídas e de periferia.
 
 
ESCOLAS MUNICIPAIS DE CONCEIÇÃO ESTÃO INFORMATIZADAS

As três escolas Municipais da cidade de Conceição e do Distrito de Mata Grande estão informatizadas, isto é, possuem pelo menos um computador na sala da diretoria, com internet e impressora, para uso da diretoria, funcionários e professores. Ao longo da gestão de Nilson Lacerda, pretende-se levar computadores para todas as escolas do município, favorecendo assim a inclusão digitais de professores alunos.
 A Escola Raimunda Leite Sobrinha e a Escola do Lira já dispõe de laboratórios de informática, que estavam desativados e agora já estão em pleno funcionamento, com aulas de informática para alunos e professores, com acesso a internet.
A Prefeitura está estudando a possibilidade de em um curto prazo implantar uma sala de informática no distrito de Mata Grande, para uso dos alunos do Município e pela comunidade local. Este projeto também deve estender-se a outras escolas do Município, e para isto o Prefeito Nilson Lacerda e o Secretário de Educação estão trabalhando no sentido de conseguir recursos e parcerias para atender esse objetivo.  Assessoria