Plantão

Com Santiago na “cola”, Rômulo Gouveia intensifica agenda política de olho no Senado. LEIA!

O vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) nunca foi um político acomodado. Apesar do porte físico avantajado, sempre foi bom no "jogo de cintura". Exemplo maior de sua desenvoltura foi quando chegou à presidência da Assembléia Legislativa ao ser p único candidato a entrar na disputa e tinha, teoricamente, poucas chances de vitória. Só teoricamente. Com bem informa Vanderlan Farias.

Como estava em desvantagem na teoria, o "Gordinho" decidiu recorrer à prática. Muito ligado à Família Cunha Lima, acabou conquistando o apoio público da então primeira-dama Glória Cunha Lima. Os próprios adversários reconheceram, pouco depois, que o "trunfo" foi fundamental para sua vitória. 

Dez  anos depois, Rômulo se prepara para encarar um novo desafio. Ele quer disputar uma vaga no Senado Federal, a única em disputa nas eleições de 2014. Tem adversários de peso, novamente, como o ex-senador Wilson Santiago, que deixou o PMDB e tomou o controle do PTB com o único objetivo de disputar um mandato de senador. Só há lugar para um candidato. Pelo menos na chapa de reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB).

Desta vez, Rômulo leva vantagem na teoria porque conta com a simpatia do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), a quem cabe indicar o candidato na chapa do governador, caso seja mantida a aliança entre PSB e PSDB. Mesmo assim, ele não esquece a prática. Acelerou sua agenda política, participando de inaugurações ao lado de Ricardo Coutinho, e visitando as bases no interior. Até serviu de interlocutor de prefeitos aliados junto à secretários de Estado, no meio da semana que passou. Tudo como manda o figurino.

Ou seja, se depender de mobilização, Rômulo não perde a indicação. Mas, como em política tudo é possível o jeito é aguardar as definições. Até porque Wilson Santiago está numa afinidade enorme com o governador em busca ser seu companheiro de chapa, o que acontecendo poderá resultar no rompimento entre Cássio e Ricardo Coutinho.


RicardoPereira