Plantão

Influência dos amigos é determinante para adolescente começar a beber.


 Um estudo conduzido pela Universidade de Iowa (EUA) indica que os amigos próximos são a principal influência dos adolescentes para começar a ingerir bebida alcoólica. Os resultados foram publicados em janeiro na revista Pediatrics. A pesquisa foi financiada pelo Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos EUA, pelo Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo e pelo Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas do país.
Os cientistas analisaram dados extraídos de um grupo de 820 adolescentes de seis locais dos Estados Unidos. Os participantes tinham entre 14 e 17 anos, uma média de 15,5 anos que é quase idêntica à idade típica em que ocorre o primeiro contato com a bebida alcoólica, segundo levantamentos anteriores. Com base em pesquisas prévias, a equipe estabeleceu quatro indicadores principais que levam os adolescentes a beber: comportamento perturbador, histórico familiar de dependência de álcool, baixa sociabilidade e companhia de amigos que bebem.
Ao cruzar as variáveis com a incidência de adolescentes que começaram a beber nessa fase, os autores descobriram que ter um melhor amigo que bebe ou tem acesso a bebidas alcoólicas aumenta em até três vezes as chances de um jovem começar a beber. Entre os adolescentes que relataram ter consumido bebidas, quase quatro em dez disseram que seus melhores amigos também bebiam.
Os pesquisadores também notaram que mais de oito em cada dez entrevistados vieram do que eles consideram "famílias de alto risco" (nas quais os pais ou parentes próximos bebem com frequência), embora mais da metade deles não tivesse pais dependentes. No entanto, eles notaram que mesmo essas crianças não receberam o primeiro copo de um membro da família, e sim dos amigos.
De acordo com os cientistas, o estudo reforça a constatação de que os jovens que começam a beber antes de completar 15 anos são mais susceptíveis a abusar do álcool ou tornarem-se dependentes depois.  Minha Vida