sábado, 14 de julho de 2012

MPE pede impugnação de candidato a prefeito e alguns Vereadores de Conceição, e a vice de Itaporanga e outras cidades do Vale.Confira!

Candidatos agora vão apresentar defesa e aguardar decisão  da Justiça Eleitoral


Neste Sábado (14) O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a impugnação de várias candidaturas no Vale, a maior parte delas de postulantes ao cargo de vereador, mas muitos candidatos a prefeito e vice também estão com seus registros ameaçados.


Nos dois maiores colégios eleitorais do Vale (Conceição e Itaporanga), duas chapas apresentaram problemas e candidatos a prefeito e vice poderão ser impugnados caso a Justiça Eleitoral atenda pedido da Promotoria Eleitoral.


Em Conceição, o MPE pediu a impugnação do candidato a prefeito pela coligação A esperança se renova, Alexandre Braga Pegado (PDT), que teve algumas prestações de contas rejeitadas quando administrou o município por oito anos consecutivos. O ex-prefeito já foi notificado para apresentar defesa no processo, que será julgado pelo juiz da Zona Eleitoral. Em caso de uma decisão desfavorável, Alexandre ainda poderá recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Na mesma situação está Will Rodrigues (PDT), candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo professor Audiberg Alves (PTB), um dos dois candidatos da oposição em Itaporanga. O Ministério Público Eleitoral pediu a impugnação da candidatura do ex-prefeito com base em dois problemas, um dos quais a desaprovação da prestação de contas de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Prefeitura, quando administrada por Will.

A outra questão que também pesa contra a candidatura do vice é a dupla filiação, uma das condições de inelegibilidade: segundo o Ministério Público Eleitoral, Will filiou-se ao PDT sem se desligar oficialmente do seu antigo partido, o PPS. Mas o ex-prefeito vai apresentar sua defesa e aguarda a decisão judicial, que deverá sair nos próximos dez dias; já o prazo para pedir impugnação de candidato foi encerrado nesse dia 05.

Leia Mais!

Em Diamante, um município de apenas 5.634 eleitores, e quatro candidatos para concorrer a prefeitura, eles são: o comerciante Adriano Santos Bernardino, o Mancha (DEM); médico Francisco George Abílio Diniz (PTB); ex-secretária de saude do município, a enfermeira  Marcilia Mangueira Guimarães (PMDB) e o ex-prefeito e médico Odoniel de Sousa Mangueira (PSDB).

Duas destas candidaturas, segundo o site do TSE foram apresentadas impugnações: a de Marcilia Mangueira e Dr. Odoniel Mangueira.
Em Coremas das duas candidaturas registradas: a do médico dr. Antônio Cavalcante Lopes (PSDB) e do seu vice, o agricultor Lucrenato Ramalho Leite Júnior, do PMDB, também teve pedido de impugnação; eles concorrem a prefeitura de Coremas contra a médica Pâmela Sonnaly Garrido de Lacerda Pereira Cavalcanti (PSD), que tem como vice o pescador Janderley Batista de Sousa, do PTB.

Em Boa Ventura das três inscriições foi pedida a impugnação do registro de Miguel Estanislau Filho, o Miguelzinho, do PMDB.

Em Igaracy foi pedida a impugnação do agricultor Francisco Edilson Lacerda (PP), que é o candidato a vice-prefeito do Servidor Público Municipal Jose Carneiro Almeida Da Silva, o Lídio Carneiro do PTB,

Apresentada a impugnação da economista Maria Galdino Irma, Daguia (DEM), que concorre com a advogada e atual prefeita de Nova Olinda, Maria do Carmo Silva, a Ducarmo, do PSDB.

Em Olho D'água foi apresentada do registro de dr. Francisco de Assis Carvalho (PSDB), que concorre a prefeitura com o também médico dr. Genoilton Joao de Carvalho Almeida, do PMDB.

O atual prefeito de São José de Caiana José Walter Marinho Marsicano Junior (PMDB), que concorre a reeleição contra o Servidor Público Estadual Helio Ribeiro de Morais (PT), também teve apresentada a impugnação de seu registro.

O candidato a vice prefeito na chapa de Elio Ribeiro Morais, o servidor público estadual  José Paulo Filho teve pedido de impugnação do seu registro; já a outra chapa qua concrre a prefeitura de Santana dos garrotes teve o seu candidato a prefeito, o médico José Carlos Soares (dr. Carlinhos), do PSB e seu vice-prefeito Antônio Cordeiro Neto tiveram pedido de impugnação de registro. Foto: os processos deste pleito julgados nas zonas eleitorais do Vale deverão cair nas mãos do TRE para um despacho final.


conceição PB online / folha do vali / itaporanga online

MP denuncia mais da metade dos prefeitos do Vale por contratação irregular de servidores. Confira!


O Ministério Público da Paraíba está denunciando criminalmente à Justiça os prefeitos de dez municípios do Vale por contratações ilegais de servidores sem concurso público. A denúncia é fruto de uma minuciosa investigação feita pela Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa (Ccrimp) do MPPB.

Os prefeitos regionais que estão sendo denunciados criminalmente são os das cidades de: Coremas, Catingueira, Diamante, Emas, Boa Ventura, Ibiara, Igaracy, Nova Olinda, Santa Inês e Santana dos Garrotes.

A prefeita de Piancó, Flávia Galdino, também está sendo processada criminalmente pelo mesmo motivo. A denúncia contra ela foi recebida pelo Tribunal de Justiça (TJ) no dia 6 de junho passado.

Em 2010, o Ministério Público recomendou a todos os municípios do estado que regularizassem a situação de pessoal, mas poucos deram atenção à determinação do órgão e poderão se prejudicar. Em alguns casos, o prefeito até que realizou concurso público, mas continuou contratando servidores irregularmente.

O MPPB vem atuando firmemente contra a contratação ilegal de servidores. O órgão já apresentou ao TJ, desde o ano passado, 169 Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adins), que culminaram, até agora, na impugnação de leis ilegalmente criadas por prefeitos para admitir servidores sem concurso público, incluindo leis de municípios do Vale.

Em sessão do dia 25 de junho, por exemplo, o TJ julgou improcedente leis de Itaporanga, Pedra Branca, Santa Inês, Serra Grande, Curral Velho, Santana dos Garrotes e Emas. No entanto, outros municípios do Vale igualmente tiveram leis julgadas inconstitucionais que permitiam o gestor contratar sem nenhum impedimento.

Ao todo, o MP já denunciou criminalmente, este ano, 74 prefeitos paraibanos por contratação de servidores. Desses, 17 já tiveram denúncias recebidas pelo TJ.


Ascom Folha

Cássio assume responsabilidade como “herdeiro político” de Ronaldo e diz que vai participar da campanha ajudando o PSDB a eleger e reeleger prefeitos e vereadores

CÁSSIO E NILSON 
Mesmo em momento de dor, pela morte do pai, o senador Cássio Cunha Lima pôs fim às cobranças e desconfianças e assumiu de vez a responsabilidade como "herdeiro político" do ex-governador Ronaldo Cunha Lima. Em entrevista nesta sexta-feira (12), data em que foi celebrada a miss de sétimo dia pela morte de Ronaldo, Cássio garantiu que não fugirá dos desafios e vai participar efetivamente da campanha, ajudando o PSDB a eleger prefeitos e vereadores onde for possível. 

A declaração calou desconfiados e deixou adversários preocupados. Afinal, o carisma e dedicação do senador são conhecidos e reconhecidos em todo o Estado da Paraíba, seja por aliados ou pelos mais ferrenhos adversários. Mesmo incluindo o Estado inteiro no mapa de sua pretensa atuação, Cássio deve centrar esforços em Campina Grande, onde o primo Romero é candidato a prefeito tendo o irmão Ronaldinho Cunha Lima como vice.

Em João Pessoa, Cássio não deve se esforçar tanto durante a campanha para evitar prejuízos à aliança que mantém com o governador Ricardo Coutinho. Até porque, o "amigo" Cícero Lucena, candidato do seu partido, foi dissidente na campanha de 2010 e apoiou o ex-governador José Maranhão, adversário do senador, para o Governo do Estado. O PSDB, como se sabe, ficou com Ricardo Coutinho, por indicação de Cássio.

Como não deve nada a Cícero, Cássio pode priorizar Campina Grande e outras cidades do interior pavimentando sua eventual candidatura ao Governo do Estado em 2014. Isso, caso esteja juridicamente apto e decida encerra o "matrimônio" celebrado com o PSB dois anos atrás. 

No Vale do Piancó, assim sendo, dentre os candidatos que devem ser apoiados pelo senador estão os tucanos Djaci Brasileiro  e candidato à reeleição em Itaporanga, Nilson Lacerda em Conceição, Drª Fernanda Loureiro candidata à reeleição em Emas, dentre outros.

Assessoria 

Romero passa Daniela pela 1ª vez em Campina Grande, revela pesquisa: Tatiana segue em 3º


A Agência 6Sigma, em parceria com a Rádio Campina Grande FM, divulgou na manhã deste sábado uma pesquisa de intenção de votos relativa às eleições majoritárias de Campina Grande. 


Foto Montagem: Ricardo Dantas do Conceição PB Online.com
A Agência 6Sigma, em parceria com a Rádio Campina Grande FM, divulgou na manhã deste sábado uma pesquisa de intenção de votos relativa às eleições majoritárias de Campina Grande.
Exatamente oito dias depois que as convenções partidárias sacramentaram as candidaturas e suas respectivas coligações, a pesquisa traça um quadro da situação na disputa eleitoral pela Prefeitura de Campina Grande, destacando já vantagem do candidato Romero Rodrigues, da Coligação Por Amor a Campina, sobre a concorrente Daniella Ribeiro, da Coligação Pra Campina Crescer em Paz.

Contando como seu companheiro de chapa o advogado Ronaldo Cunha Lima Filho, Romero disse nunca ter dúvidas da consistência de sua campanha e que a consulta da 6Sigma demonstra que o eleitorado de Campina Grande já dá claros sinais de que está abraçando um projeto administrativo formatado à altura das expectativas do povo campinense.

Com uma margem de erro corresponde a 2,9% e confiabilidade de 95%, a consulta apresenta uma pequena vantagem de Romero (23,9%) sobre Daniella (22,3%). Em terceiro lugar, com 14%, vem a médica Tatiana Medeiros, da Coligação Campina Segue em Frente.

Na pesquisa espontânea, contudo, é que a vantagem de Romero sobre as concorrentes se amplia. Ele emplaca 16%, contra 12% de Daniella Ribeiro e 9,5% de Tatiana Medeiros.

A pesquisa da Agência 6Sigma foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral e coletou as opiniões de 1.107 entrevistados em Campina Grande:

Confira os números da pesquisa estimulada

- Romero Rodrigues - 23,9%
- Daniella Ribeiro – 22,3%
- Tatiana Medeiros - 14, 8%
- Guilherme Almeida – 5,9%
- Alexandre Almeida – 1,5%
- Sizenando Leal- 1,5%
- Artur Almeida – 1,1%
- Não sabe – 11, 7%
- Branco ou nulo - 9, 5%
- Não informou – 3,4%
- Nenhum dos candidatos – 4,3%

Resultado da pesquisa espontânea

- Romero Rodrigues – 16%
- Daniella Ribeiro – 12%
- Tatiana Medeiros – 9,5%
- Veneziano Vital do Rêgo – 5,3%
- Guilherme Almeida – 2,9%
- Cássio Cunha Lima- 2,7%
- Alexandre Almeida – 1,2%
- Sizenando Leal -1%
- Artur Almeida – 0,5%
- Ricardo Coutinho -0,2%
- Diogo Cunha Lima – 0,1%
- Fernando Carvalho – 0,1%
- Marlene Alves – 0,1%
- José Maranhão – 0,1%
- Não sabem – 33,1%
- Branco e nulo – 7,9%
- Não informou – 2,6%
- Não votariam em nenhum candidato - 4,7%


Assessoria

Animal na estrada causa grave acidente com motociclista na BR 230. Confira detalhes!

Neto acabou sofrendo vários ferimentos e foi atendido pela equipe do SAMU e foi conduzido para o Hospital Regional de Sousa.


Na noite dessa sexta-feira (13), foi registrado um grave acidente de moto que envolveu um homem conhecido popularmente como Neto, morador do Sítio Faustina, o qual conduzia uma moto Honda Titan, de cor vermelha, e colidiu com um jumento nas proximidades da cidade de Aparecida.

Neto acabou sofrendo vários ferimentos e foi atendido pela equipe do SAMU e foi conduzido para o Hospital Regional de Sousa.
Com relação ao animal, este morreu  no local.




diário do sertão

Promotoria Eleitoral de Ingá ingressa com ação de impugnação registro de candidato a prefeito


A promotora de Justiça Eleitoral da 8ª zona, Gardênia Cirne de Almeida, propôs Ação de Impugnação dos registros de candidatura do ex-prefeito Antônio de Miranda Burity, candidato a Prefeito na cidade de Ingá, e do vereador José Nildo Mota Alexandre, candidato a vice-prefeito do município de Itatuba.

Segundo a promotora, a ação de impugnação contra Antônio de Miranda Burity, consiste no fato de existir uma reprovação de contas, efetivada pela Câmara Municipal de Ingá, referente a prestação de contas do exercício 2006, época em que o mesmo era Prefeito de Ingá. “Tal reprovação estava sub judice, sendo objeto de um mandado de segurança impetrado pelo candidato, que foi julgado improcedente pela Juíza da 1ª Vara da Comarca de Ingá. Diante de tal situação, o candidato enquadra-se na Lei da Ficha Limpa, estando, portanto, inelegível ao pleito de 07 de outubro de 2012”, explicou.

Já a ação de impugnação em face de José Nildo Mota Alexandre, consiste no fato do candidato possuir uma reprovação de contas efetivada pelo TCE/PB, referente ao período em que o candidato foi presidente da Câmara de Vereadores do município de Itatuba no ano de 2008. Por tal razão, o candidato também se enquadra na Lei da Ficha Limpa.

Ambas as ações foram fruto de uma pesquisa efetivada pela Promotoria de Justiça Eleitoral de Ingá, que culminaram com o cruzamento de dados de todos os candidatos da comarca com as listas enviadas pelo Tribunal de Contas Estadual e da União, e ações judiciais existentes.

A Promotora de Justiça afirmou que “o trabalho realizado pela Promotoria nesse primeiro momento consiste na investigação e cruzamento de dados, no que concerne a vida dos candidatos, a fim de assegurar a ordem jurídica do pleito”.

“O Ministério Público Eleitoral reafirma o compromisso perante a população, na fiscalização e combate às irregularidades que por ventura venham a ser detectadas”, finalizou a promotora Gardênia Almeida.


Fonte: Ministério Publico da Paraíba  ( www.mp.pb.gov.br )

Em Sapé, Governo de Ricardo Coutinho inaugura Escola Profissionalizante

Com seis salas de aula, biblioteca, refeitório e laboratórios de informática


Escola profissinalizante de Sapé
O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE) inaugura, nesta segunda-feira (16), a Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Professora Clóris Torres de Oliveira, em Sapé. O investimento é de R$ 886.017,61. A escola vai disponibilizar ensino médio e profissionalizante, oferecendo cursos de Formação Técnica do Agente de Saúde, Curso Técnico em Saúde Bucal, além do Curso Técnico de Enfermagem, por meio de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). O Curso Técnico de Enfermagem será oferecido pela SEE.

A escola possui seis salas de aula, biblioteca, refeitório e laboratórios de informática, ciências e enfermagem e funcionará nos três turnos. Os cursos técnicos "Formação Técnica do Agente  Comunitário de Saúde” – 1ª etapa - e o "Curso Técnico em Saúde Bucal” serão operacionalizados pelo Centro Formador de Recursos Humanos (CEFOR-PB). Os dois cursos funcionarão a partir de agosto, beneficiando os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) da região.

O "Curso Técnico em Saúde Bucal” será ofertado para 35 trabalhadores do SUS, dos municípios de Sapé, Mari, Sobrado, Riachão do Poço e Cruz do Espírito Santo. Financiado com recursos do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps), o curso terá 1.500 h/aula, com início previsto para agosto de 2012 e término em agosto de 2014. Por turma, o valor do investimento é estimado em R$ 110.875,00. O curso terá o objetivo de promover o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades específicas e atitudes que favoreçam o entendimento da prática social do técnico em Saúde Bucal e sua inserção no âmbito do SUS.

Com carga horária de 400 h/aula, o Curso "Formação Técnica do Agente Comunitário de Saúde” – 1ª Etapa – será financiado com recursos do Bloco de Gestão SUS, com o valor total de R$ 810.602,00, beneficiando cerca de 1.400 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), de 39 municípios. Em Sapé, serão formados 32 ACS. Com início previsto para agosto e término em dezembro de 2012. Outras informações podem ser obtidas na Escola, a partir de segunda-feira.


SecomPB  

Conheça o candidato a prefeito mais rico e o mais ¨pobre¨da região de Cajazeiras

Seis candidatos a prefeito da região cajazeirense informaram a justiça eleitoral da Paraína que não possuem bens.

Os candidatos a prefeito dos 15 municípios da região de Cajazeiras apresentaram suas declarações de bens, conforme exige a lei, juntamente com o pedido de registro de candidatura, como casas, apartamentos, propriedades, prédios, comerciais, dinheiro, carros, gado e empresas.
O candidato que tem o maior patrimônio é o engenheiro Roberto Baima (PSDB), do pequeno município de Bom Jesus, que tem apenas 2.602 eleitores, declarou que possui R$ 600.000,00 em bens. Em segundo lugar, com o maior patrimônio aparece também outro candidato de uma cidade pequena, que até bem pouco tempo era distrito, no caso, o empresário Paulo Estrela (PSB), que disse a justiça ter R$ 566.569,00.
Os candidatos, Guia da Farmácia (PMDB), de Cachoeira dos Índios; Ana Cleide (PP) , de São José de Piranhas; Yarlei Pereira (PR) e Raquel Mendes (PSL), de Carrapateira; Maria do Socorro (Corrinha - PTB) , de Santa Helena e Gildemar Pontes (PSOL) de Cajazeiras, disseram que não possuem bens.
Os candidatos a prefeito de Cajazeiras, Carlos Antonio (DEM), informou ter um patrimônio de R$ 225.000,00 e Carlos Rafael (PTB), R$ 211.341,00.
Os demais candidatos apresentaram os seguintes valores: Bernardino Batista: Gervásio Gomes (PMDB) - R$ 414.332,48; Uiraúna: Bosco Fernandes (PSB) - R$ 543.124,56 e Glória Geane - 514.419,60; Poço Dantas: Dedé Cândido - R$ 72.000,00; Poço de José de Moura: Aurileide - 77.000,00 e Paulo Braz - 100.000,00; São João do Rio do Peixe: Airton Pires (PSC) - R$ 105.545,45 e José Nilton (PSB) - R$ 190.000,00; São José de Piranhas: Domingos Neto (PMDB) - R$ 285.000,00 e Sousa Neto - R$ 106.000,00.
Carrapateira: André Pedrosa (PTB)- R$ 18.000,00; Santa Helena: Emanuel Messias (PSD) - R$ 99.000,00; Triunfo: Damísio Mangueira (PMDB) - R$ 300.000,00 e Tilene Gonçalves (PR) - R$ 154.000,00.
Joca Claudino: Lucrécia Adriana (PMDB) - R$ 127.791,00 e Juvinete - R$ 371.400,00; Cachoeira dos Índios: Têta Francisco (PR)- R$ 283.347,00; Bom Jesus: Evandro Brito (PTB)- R$ 30.000,00.




diário do sertão

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Presidente do TSE pede aos TRE’s rigor na aplicação da Ficha Limpa: "Não é aviso, não é conselho, não é proposta. Lei é para ser cumprida".

Carmem Lúcia não descartou uso de tropas federais, mas recomendou que estado cuide da segurança no pleito


Em João Pessoa por ocasião do Seminário de Aprimoramento Eleitoral, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, disse que os juízes eleitoral vão tratar com rigor qualquer possibilidade de crime eleitoral e que vai analisar se municípios da Paraíba vão precisa do auxílio de forças federais durante o pleito. O encerramento do evento aconteceu nesta sexta-feira (13).

Segundo ela, o TSE tem feito campanhas para informar ao eleitor qual o papel que ele exerce como cidadão. porém, se mesmo assim a prática dos chamados "voto de cabresto" ou compra de votos continuar, ela garantiu que vai haver muito rigor. "Quando devidamente apurado, verificado, ele é punido. Aquele que recebeu um número até maior de votos, mas votos que não foram obtidos de forma lícita, livre e certa pelo o eleitor , serão cassados", declarou a ministra.

Cármen Lúcia considera que há um grande avanço da democracia nesse sentido, mas admite que ainda há muito o que se aperfeiçoar. "É uma construção permanente e nós estamos nessa face de construção", disse. Em relação ao acirramento das eleições, muito comum na Paraíba, principalmente em cidades como Campina Grande, ela afirmou que os juízes vão precisar contar com a colaboração da força pública para evitar "guerrinhas de candidatos, de partidos e até correligionários que possam levar a situações que são inaceitáveis no Estado de Direito, que é o desrespeito ao direito do outro de se pronunciar, de fazer a sua escolha diferenciada".

Evento reuniu juízes eleitorais e ministros do TSE (Foto: Krystine Carneiro/G1)
A ministra/presidente garantiu ainda que no pleito deste ano não haverá brecha para o descumprimento da Lei da Ficha Limpa. "Não é aviso, não é conselho, não é proposta. Lei é para ser cumprida. O juiz existe para dar cumprimento a lei e nós daremos", pontuou. Ela afirmou que a principal recomendação aos tribunais regionais é de haver fiscalização, rigor e celeridade nos processos que venham a ser apresentados à Justiça Eleitoral. Segundo a ministra, os processos estão tendo uma celeridade razoável, sendo que um pouco menos de 100 processos estão sem decisão final. O maior problema é grande quantidade de recursos.

"Os recursos" fazem com que, apesar de já terem sido dadas diversas decisões em um mesmo processo, a sucessão de recursos impede a sua definição, o seu término. Mas nós estamos trabalhando exatamente para impedir que haja essa multiplicação de recursos", concluiu. "A Lei da Ficha Limpa será uma nova realidade e precisa ser aplicada com rigor. 
A lei foi apresentada pelo povo e representa uma mudança na vida dos políticos e no pleito. Eu recomendo fiscalizações permanente e celeridade no julgamento dos processos", explicou.



TCE / TRE

Oba: Governo Federal divulga nova lista de municípios beneficiados com o Bolsa Estiagem; 85 são do Sertão

Cada família beneficiada receberá, até o mês de novembro, R$ 400 divididos em cinco parcelas mensais de R$ 80. Confira a lista completa clicando aqui!


Oba: Governo Federal divulga nova lista de municípios beneficiados com o Bolsa Estiagem; 85 são do Sertão
85 cidades do Sertão foram beneficiadas

Cerca de 78 mil agricultores familiares dos 195 municípios paraibanos em estado de emergência serão beneficiados, a partir dessa próxima quarta-feira (18), com o Bolsa Estiagem do Governo Federal. Cada família beneficiada receberá, até o mês de novembro, R$ 400 divididos em cinco parcelas mensais de R$ 80, de acordo com o último número do Cartão Cidadão.


De acordo com Giucélia Figueiredo, delegada federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na Paraíba, os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) que tiverem direito a mais esse benefício serão comunicados via extrato e receberão os dois benefícios ao mesmo tempo. Os demais beneficiários receberão com o cartão cidadão, nos canais de atendimento da Caixa Econômica Federal, de acordo com o calendário do PBF.


"A liberação desses recursos emergenciais vem reafirmar, mais uma vez, o compromisso da presidente Dilma em fazer com que os benefícios que visam amenizar os efeitos da estiagem para o pequeno agricultor cheguem na época certa", afirmou Giucélia Figueiredo.
No Sertão do Estado, 85 município foram beneficiados, são eles: Água Branca, Aguiar, Aparecida, Areia de Baraúnas, Assunção, Belém do Brejo do Cruz, Bernardino Batista, Boa Ventura, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Cachoeira dos Índios, Cacimba de Areia, Cajazeiras, Cajazeirinhas, Carrapateira, Catingueira, Catolé do Rocha, Conceição, Condado, Coremas, Curral Velho, Desterro, Diamante, Emas, Ibiara, Igaracy, Imaculada, Itaporanga, Jericó, Jurú, Lastro, Livramento, Mãe D'Água, Malta, Manaíra, Marizópolis, Maturéia, Monte Horebe, Nazarezinho, Nova Olinda, Olha D'Água, Passagem, Patos, Paulista, Pedra Branca, Piancó, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Pombal, Princesa Isabel, Quixaba, Riacho dos Cavalos, Salgadinho, Santa Cruz, Santa Helena, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Terezinha, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, Santarém (Joca Claudino), São Bentinho, São Bento, São Domingos de Pombal, São Francisco, São João do Rio do Peixe, São José da Lagoa Tapada, São José de Espinharas, São José de Piranhas, São José de Princesa, São José do Bonfim, São José do Brejo do Cruz, São Mamede, Serra Grande, Sousa, Taperoá, Tavares, Teixeira, Triunfo, Uiraúna, Várzea, Vieirópolis e Vista Serrana.


Requisitos
Para ter direito à Bolsa Estiagem ou Auxílio Emergencial, a família deve atender os seguintes requisitos: residir em município em situação de emergência ou estado de calamidade pública, reconhecido pelo Poder Executivo Federal entre janeiro e outubro de 2012; ser agricultor familiar com Declaração de Aptidão ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) - DAP; possuir renda mensal média de até dois salários mínimos; estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e não ter aderido ao Garantia Safra 2011/2012.

O Cartão Cidadão dos que ainda não são atendidos por benefícios federais será enviado ao endereço cadastrado na DAP, para efetuar os saques nos canais de atendimento da Caixa Econômica Federal. Caso não tenha recebido o cartão, o cidadão deve entrar em contato com a agência mais próxima. Se cumprir todos os requisitos, possua algum cartão de benefício do Governo Federal e seu nome não constar na folha de pagamento junto à Caixa, o cidadão deve verificar e atualizar seu cadastro no Cadastro Único para Programas Sociais e/ou verificar a situação da sua DAP.
Cabe ao MDA gerar a lista de famílias com perfil para receberem o Bolsa Estiagem nos municípios em estado de calamidade pública ou situação de emergência identificados pelo Ministério da Integração e enviar a relação ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para o cruzamento com a base de dados do Cadastro Único e a Folha de Pagamentos do Programa Bolsa Família.
O MDA também é responsável pela seleção das famílias que serão beneficiadas pelo auxílio e pela criação da folha de pagamentos.
"Colocamos toda a equipe do MDA à disposição das Prefeituras Municipais para que os gestores possam tirar quaisquer dúvidas sobre a liberação deste auxílio emergencial", disse Giucélia Figueiredo.

Bolsa Estiagem
Criado em 2004, o Bolsa Estiagem ou Auxílio Emergencial é um benefício do Governo Federal para as famílias de agricultores familiares com renda mensal média de até dois salários mínimos atingidas por desastres no Distrito Federal e nos municípios em estado de calamidade pública ou em situação de emergência reconhecidos pelo Governo Federal, mediante portaria do Ministro de Estado da Integração Nacional.

Para mais informações sobre o Bolsa Estiagem e outros programas voltados para o agricultor familiar, entrar em contato com a Delegacia Federal do MDA na Paraíba pelo telefone (83) 3049-9228 ou se dirigir ao escritório na Avenida Desportista Aurélio Rocha, 592, Bairro dos Estados, em João Pessoa (PB). Acesso à lista de municípios contemplados em http://www.defesacivil.gov.br/situacao/reconhecimento/2012/estados/pb.asp.


diário do sertão 

PTB de Diamante pede impugnação da candidatura de Odoniel Mangueira. Confira!

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) de Diamante, que tem como candidato a prefeito o médico George Abílio, protocolou nesta quinta-feira (12), na 33° Zona Eleitoral – Itaporanga – o pedido de impugnação da candidatura a prefeito do médico Odoniel Mangueira do (PSDB).


Segundo o advogado do PTB, Gustavo Nunes de Aquino, “Odoniel teve várias contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União, o que causou um prejuízo 157.136,00 aos cofres públicos, sendo também multado em R$ 54.000,00 pelo TCU. Todos os julgamentos transitaram em julgado, não cabendo mais recurso”.

O fundamento da ação de impugnação teve como fundamento no art. 1, I, “g” da Lei Complementar n°. 64/90, que diz que “são inelegíveis para qualquer cargo os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente”.



Catingueira Online

CRUZEIRO DEFENDE LIDERANÇA DO PARAIBANO NESTE DOMINGO JOGANDO FORA DE CASA CONTRA PICUIENSE



O Cruzeiro de Itaporanga viaja no início da tarde deste sábado para a cidade de Picuí, onde irá enfrentar a equipe da casa pela segunda partida da Segunda Divisão do Campeonato Paraibano. O jogo contra o Picuiense será neste domingo, 15, às 15h15, no estádio Amauri Sales de Melo.

O Cruzeiro é o líder da Chave do Sertão com três pontos ganhos e três saldos de gol, resultado da vitória na estreia, em casa, sobre o Atlético, que não joga na próxima rodada. A equipe de Cajazeiras, que tem um jogo a mais do que o Cruzeiro, é a segunda colocada do grupo, também com três pontos, adquiridos após ter vencido o Picuiense no último domingo por 1x0, mas perde no saldo de gols.


O Cruzeiro foi a equipe do grupo que não atuou na rodada do domingo passado, e volta a jogar após duas semanas de preparativos. Para a partida contra o Picuiense, lanterna da chave, o Cruzeiro pretende fazer um bom jogo e sair do Seridó oriental paraibano com mais três pontos. “Estamos confiantes numa vitória e, com mais três pontos, praticamente garantiremos nossa classificação antecipada, já que iremos jogar contra o Atlético de Cajazeiras (no dia 22) precisando apenas de um empate para garantir a vaga para a outra fase”, disse o auxiliar-técnico Ivandeilton Frade.


Nos últimos nove dias, o técnico Aldo França intensificou os treinamentos dos jogadores e procurou dar conjunto e ritmo à equipe reserva com a realização de um amistoso contra o Crato do Ceará. Apenas três titulares participaram do jogo: Mercinho, Roni e Danilo. O Cruzeiro perdeu de 3x2, mas o resultado não desanimou o treinador, que gostou da atuação dos seus comandados, sobretudo pelo aspecto da determinação. Os gols do Cruzeiro foram marcados por Du e Cláudio.

Contra o Picuiense, a equipe titular do Cruzeiro provavelmente será a mesma que iniciou a partida contra o Atlético de Cajazeiras: Alberto (goleiro); José Wilker (lateral-direito); Rogério (zagueiro-central); Mercinho (quarto-zagueiro); Danilo (lateral-esquerdo); Roquelan (1º volante); Roni (2º volante); Lee (meia-direita); Téo (meia-esquerda); Delany e Edmundo (atacantes).


Grupo do Litoral - Na Chave Litoral, os jogos deste domingo são entre Sport Campina x Miramar, em Campina Grande; e Desportiva Guarabira x Santa Cruz, em Guarabira. As duas partidas serão realizadas às 16h.


O líder da Chave Litoral é a Desportiva Guarabira, com seis pontos ganhos. Em seguida aparecem o Santa Cruz de Santa Rita e o Miramar, ambos com três pontos. O Sport Campina é o lanterna do grupo. Foto: no detalhe, o jagueiro Rógerio - um dos responsáveis pela boa vitória (3x0) do Cruzeiro frente ao Atlético na partida de estreia do time de Itaporanga.


folha do vali

Governo do Estado anuncia balizamento do Aeroporto de Cajazeiras e revela estradas sertanejas que serão reformadas. Ouça áudio!

O superintendente do DER disse que a obra do aeroporto não está parada e explicou que o cercamento é demorado.


Governo do Estado anuncia balizamento do Aeroporto de Cajazeiras e revela estradas sertanejas que serão reformadas. Ouça áudio!
Carlos Pereira do DER fez o anúncio

O superintendente do Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba (DER-PB), Carlos Pereira informou nesta quinta-feira (12) durante entrevista ao Programa Rádio Vivo da emissora Alto Piranhas que, a empresa ganhadora da licitação do balizamento do aeroporto está fazendo esforço para cumprir o cronograma. Segundo Carlos, a obra está dentro do prazo e dentro de 30 ou 40 dias deve estar pronta.
“A empresa é pequena e está fazendo aos poucos, parceladamente, o balizamento”, disse ele. Carlos Pereira disse que a obra não está parada, mas, explicou que o cercamento realmente demanda um certo tempo para ficar pronto, assim como aconteceu com a pista. O superintendente afirmou também que não há atraso de pagamento para as empresas.


Estradas
Carlos Pereira, durante a entrevista falou sobre algumas estradas que serão feitas. Entre elas a rodovia que liga o município de Triunfo até o contorno, que, segundo ele, será iniciada dentro de alguns dias.

De acordo com ele, a estrada que liga São José de Piranhas até Carrapateira está prevista para a segunda etapa de um programa que está em andamento, segundo ele, provavelmente será feito ainda este ano.
O acesso para a cidade de Joca Claudino será feito pelo DER e o DNIT vai fazer a pavimentação, de acordo com Carlos Pereira.
Para Bernardino Batista também existe uma previsão de estrada, entretanto, ela será inclusa somente em um programa que poderá ficar pronto até o final de 2014.



Ouça áudio.





diário do sertão

O Vale do Piancó tem 47 candidatos a prefeito este ano. PSDB é o partido com maior nº de postulantes

Dos 47 concorrentes, dez vão disputar um segundo mandato




      Tintin                          Pedro                     Fernanda
O Vale registrou 47 candidatos a prefeito para as disputas eleitorais deste ano. Os postulantes a chefe do executivo municipal estão distribuídos em dezesseis partidos, mas apenas vinte deles serão eleitos pelo povo. Em 50% dos municípios, os prefeitos vão tentar um segundo mandato.

O PSDB é o partido que lançou o maior número de candidatos a prefeito. A legenda, que tem como líder maior no estado o senador Cássio Cunha Lima, disputa a Prefeitura de oito municípios regionais: Conceição (Nilson Lacerda); Coremas (Antônio Lopes); Curral Velho (Filhinho, que é candidato único); Diamante (Odoniel Mangueira); Emas (Fernanda Marinho); Itaporanga (Djaci Brasileiro); Nova Olinda (Maria do Carmo); e Olho D’água (Chico Carvalho).

O PMDB, o PSB e o PTB lançaram seis candidatos cada um. O PMDB tem candidatos em Boa Ventura (Miguelzinho), Diamante (Marcília Mangueira), Emas (Segundo Madruga), Olho D’água (Genoilton Carvalho), Pedra Branca (Antônio Bastos) e São José de Caiana (José Walter).

Já o PSB, partido do governador Ricardo Coutinho, vai brigar pelo comando, a partir de 2013, das Prefeituras de Igaracy (Deusinha Leite), Piancó (Neguinha Tomaz), Santa Inês (Algacy Fernandes), Santana dos Garrotes (Carlinhos Soares), Santana de Mangueira (Aldeci Mangueira) e Serra Grande (Jairo Moura).

Os candidatos do PTB disputarão as Prefeituras de Boa Ventura (João Filho), Diamante (George Abílio), Igaracy (Lídio Carneiro), Itaporanga (Audiberg Alves), Pedra Branca (Anchieta Noia) e Santana de Mangueira (Tânia de Nerival).

O DEM e o PSD lançaram três candidatos cada. O DEM luta pelo poder em Diamante (Mancha), Nova Olinda (Daguia) e Piancó (Sales Lima); enquanto que o PSD, partido recém-criado e presidido pelo vice-governador Rômulo Gouveia, tem candidatos em Conceição (Vani Braga), Coremas (Pâmella Sonnaly) e Ibiara (Tião Ramalho).

PRB, PSDC, PT, PDT e PPS vão às urnas com duas candidaturas a prefeito. O PRB apresenta postulantes em Itaporanga (Sousa Neto) e Ibiara (Dêba de Mel). O PSDC tem candidatos em Boa Ventura (Leonice Lopes) e Piancó (Antônio Dantas). As candidaturas do PT são em Ibiara (Pedro Feitoza) e Santana dos Garrotes (Élio Ribeiro). O PDT quer fazer prefeito nas vizinhas Conceição (Alexandre Braga) e Santa Inês (Tiquim do Sindicato). O PPS lançou candidatos às Prefeituras de São José de Caiana (José Leite) e Serra Grande (Eliana Nunes).

Com apenas um candidato a prefeito lançado, aparecem o PR, que apresentou o nome de Albino Félix para disputar a Prefeitura de Catingueira; o PSL, com Odir Borges, que também disputará a Prefeitura catingueirense; o PTN de Serra Grande, com João Paulo; o PP de Aguiar, com Tintin, que é candidato único; e o PT do B de Igaracy, com Deilton Monteiro.

Permanência no poder: Em dez municípios, os prefeitos vão à reeleição e poderão, se conseguirem sair vitoriosos do pleito, manter seus partidos no poder. São eles: Djaci Brasileiro, Fernanda Marinho, Maria do Carmo e Chico Carvalho (PSDB); Anchieta Noia e Tânia de Nerival (PTB); Vani Braga (PSD); Pedro Feitoza (PT) e José Walter (PMDB). Em Aguiar, o PP, que tem Tintin como candidato único e continuará comandando os destinos do município por mais quatro anos. 
Fotos (TSE)


folha do vali

quinta-feira, 12 de julho de 2012

RC participa de reunião com Ministro para discutir efeitos da estiagem no Nordeste, especificamente na Paraíba

Também está prevista a assinatura de um Termo de Acordo entre o Unicef e o Ministério da Integração Nacional relativo às enchentes e outras catástrofes naturais.

Fotos montagem: Conceição PB Online
O governador Ricardo Coutinho participa, nesta sexta-feira (13), às 9h30, da 15ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Sudene, que acontecerá, em Fortaleza, no Centro de Convenções do Ceará. 


Na reunião, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e governadores do Nordeste também tratarão sobre as medidas de combate aos efeitos da seca adotadas nos Estados atingidos pela estiagem.
Na pauta da reunião estão a resolução que altera o programa de aplicação do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) do exercício de 2012 e os efeitos ocasionados pela seca no Nordeste e encaminhamentos a serem realizados.

Também está prevista a assinatura de um Termo de Acordo entre o Unicef e o Ministério da Integração Nacional relativo às enchentes e outras catástrofes naturais.

Na última reunião extraordinária da Sudene, realizada no dia 27 de abril, no Recife, o Governo Federal anunciou a liberação de recursos do Programa Água para Todos, onde a Paraíba foi beneficiada com recursos na ordem de R$ 41,22 milhões para a construção de sistemas simplificados de água e barreiros para armazenar água.

A reunião, em Fortaleza, será presidida pelo superintendente da Sudene, Luiz Gonzaga Paes Landim. O governador Ricardo Coutinho estará acompanhado do secretário de Planejamento do Estado, Gustavo Nogueira, e do secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ciência e Tecnologia, João Azevedo.



portal correio

Seis grandes açudes do Vale com menos de 50% de seu volume, população pede socorro!

Estiagem avança e compromete o volume hídrico da região. Em algumas comunidades rurais, a água acabou faz tempo




Açude Vazante com baixo percentual hídrico
Seis dos grandes reservatórios do Vale estão com menos de 50% do seu volume máximo d’água. Alguns deles, a exemplo do Serra Vermelha, em Conceição, voltado ao abastecimento urbano, o que preocupa devido ao grande contingente populacional que depende desses açudes.

Terceiro maior reservatório da região com capacidade para 71,8 milhões de metros cúbicos d’água, o açude Cachoeira dos Cegos, localizado em Catingueira, está com 41% do seu volume total.

Mas um volume ainda menor apresenta o Serra Vermelha, que abastece a cidade de Conceição. O reservatório tem capacidade para 11,8 milhões de m³ d’água, mas seu volume atual é preocupante: apenas 35%.

O açude de Vazante, em Diamante, está hoje tão somente com 28% de sua capacidade máxima, que é de 9 milhões de m³. Já o reservatório de Emas, situado no município homônimo, está com 33% d’água, mas sua capacidade máxima é de pouco mais de 2 milhões.

O açude Santa Inês, no município do mesmo nome, é um dos maiores da região, com capacidade máxima para 27 milhões, e sua reserva atual é somente de 26%.

Em Santana de Mangueira, o açude Poço Redondo, que tem capacidade para 8,9 milhões de m³ d’água, acumula um volume de 48%.

As informações da AESA também mostram que o maior reservatório da região, o Coremas/Mãe D’água, está com um volume razoável: 60%, mas bem abaixo da média histórica para o período.

Se os grandes reservatórios não estão resistindo à estiagem, imaginem os pequenos e médios açudes. Em várias comunidades rurais da região, a água já se acabou e as pessoas estão sendo obrigadas a andar quilômetros em busca de abastecimento, já que o carro-pipa é um privilégio de poucos.


folha do vali

Seis municípios da Paraíba têm chapa única na disputa pela prefeitura, dois deles no Vale do Piancó. Confira!


Enquanto a disputa pelas prefeituras municipais chegam a ter oito candidatos em Bayeux e sete em João Pessoa e Campina Grande, em seis municípios do Interior paraibano, os eleitores não terão muitas dúvidas quanto ao voto. As cidades de Aguiar, Camalaú, Curral Velho, Juarez Távora, Poço Dantas e São Domingos de Pombal tem apenas um candidato registrado até a noite de ontem (11), segundo o Sistema de Divulgação de Registro de Candidaturas 2012 (DivulgaCand). Apesar da não ter disputa, eles estimam, ao todo, um gasto de R$ 550 mil com a campanha, para convencer os eleitores a votarem neles.

No município de Aguiar, o prefeito Manoel Batista Guedes Filho (PP), conhecido por Tintin, registrou a candidatura pela reeleição na coligação ‘União pelo Aguiar’, que inclui os partidos: PRB, PT, PMDB, PSC, PR, PPS, PSDC e PHS. Entre os bens, Tintin registrou uma casa e um automóvel, avaliados em R$ 152 mil. Ele estimou como limite de gastos durante a campanha, o valor de R$ 50 mil.

O prefeito de Camalau, Jacinto Bezerra da Silva (Democratas) tenta a reeleição pela coligação ‘Unidos por Camalaú’, que tem ainda os partidos PR, PSB, PRP e PSD. O patrimônio de Jacinto é de R$ 452 mil e inclui imóveis, uma propriedade rural, bois e cabras. Os gastos planejados para a campanha devem chegar aos R$ 150 mil.

Em Curral Velho, o vereador Joaquim Alves Barbosa Filho, o ‘Filhinho’ (PSDB) é o único candidato a prefeito. Ele disputa na coligação ‘Curral Velho para todos’, que conta ainda com o PTB, PMDB, DEM, PSD e PC do B. Filhinho limitou como gastos de campanha, a quantia de R$ 200 mil e declarou como patrimônio, uma caminhonete, um prédio comercial e dez vacas, avaliados em 85 mil.

O professor José Monteiro Teixeira (Psol), mas conhecido por ‘Dedinho’, é o candidato em Juarez Távora. Ele declarou bens de R$ 90 mil e estimou os gastos de campanha em R$ 50 mil. Em São Domingos de Pombal, quem se registrou para concorrer à prefeitura foi a servidora pública municipal Odaisa de Cássia Queiroga da Silva (PMDB). Ela lidera a coligação ‘São Domingos não pode parar’, formada pelo PMDB e PP. Na campanha, Odaisa estimou gastos em torno de R$ 20 mil. Ela não declarou bens.

Em Poço Dantas, o candidato é o agricultor José Gurgel Sobrinho, mais conhecido por Dedé Cândido, do PSB. Ele faz parte da coligação ‘Poço Dantas cada vez melhor’, que inclui ainda o PT e o PMDB. Dedé declarou como bens, um veículo e uma casa, avaliados em R$ 72 mil e estimou como gastos de campanha, R$ 80 mil.

De acordo com o corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), Miguel de Britto Lyra Filho, os candidatos únicos em um município precisam ter o total de votos superior à soma dos votos brancos e nulos para serem eleitos. Caso seja inferior, é realizada uma nova eleição no município.


Leia Mais!


Conceição - Paraíba 

Em Conceição, Três coligações disputam a Prefeitura, Se fosse para levar a sério a declaração de bens apresentadas, por dois dos três candidatos a prefeito de Conceição, poderia se dizer, que eles estão na faixa de pobreza, mas, como grande parte dos políticos não costuma assumir oficialmente o patrimônio que de fato possui, inscrevendo seus bens em nome de terceiros, as declarações patrimoniais feitas por eles à Justiça Eleitoral viram piadas.

A ex-deputada estadual e atual Prefeita Vani Leite Braga (PSD), que disputa a reeleição pela coligação Unidos por Conceição, declarou possuir apenas um título de capitalização na Caixa    Econômica Federal, e uma conta no Banco do Brasil, totalizando 8,3 mil reais de patrimônio. Já na previsão de gasto para sua campanha, Vani declarou que pretende gastar até 150 mil reais.

O ex-prefeito Alexandre Braga (PDT), que disputa a Prefeitura conceiçoense pela coligação A esperança se renova, declarou um patrimônio ainda menor: 6,2 mil reais, resultado de um pedaço de terra e duas linhas telefônicas. Mas com relação a despesas de campanha, planeja gastar até 300 mil reais.

O outro candidato da oposição, Nilson Lacerda (PSDB), declarou um patrimônio mais condizente com sua real condição social: 20 mil reais, resultado de duas propriedades, mas poderá gastar até 300 mil em sua campanha, como previu em seu ato de registro de candidatura.

Considerando as três coligações, conforme a previsão oficial de gastos, o valor máximo de despesas não poderá ultrapassar 750 mil reais, o que já é um recurso considerável, mas, de fato, os gastos serão bem maiores do que isso apresentado, é o chamado CAIXA 2, abastecido por dinheiro não contabilizado oficialmente.

O voto dos 14.029 conceiçoenses, serão disputados por três candidatos a prefeito, e 40 candidatos ao cargo de vereador, distribuídos nas três coligações.



Diamante - Paraíba


Em Diamante dois médicos, uma enfermeira e um comerciante estão disputando a Prefeitura este ano. O município tem o maior número de candidatos a prefeito da região. Num total quatro candidatos a prefeito, e 35 candidatos a vereador com apenas duas coligações foram formadas.
O DEM foi o primeiro partido que lançou candidato a prefeito e vice. Adriano Santos “Mancha” e o agricultor Cícero Galdino, foram lançados sem coligação e apenas 4 candidatos a vereador são eles: Ana Maria Enestino, Ivon Marcos Rodrigues, João Paulino Neto “Cabeludo” e Jose Aldo Santos Bernardino que irão à disputa. O patrimônio do candidato a prefeito foi declarado em R$ 87 mil reais do candidato a vice-prefeito em R$ 20 mil reais Já dos vereadores, a união de todos atingiu R$ 60 mil reais o limite de gastos do candidato pelo Democrata ficou em R$ 50 mil reais
O PTB confirmou o nome do médico George Abílio e do estivador Sandro Simões Barro, como candidato a prefeito e vice. O partido não coligou nem lançou candidatos a vereador, George declarou seu patrimônio no valor total de R$ 123.885,07 reias, já o candidato a vice-prefeito atingiu o valor total de R$ 4.500 mil reais. O limite para gastos com campanha do médico George estimulou-se em R$ 100 mil reias.

O PMDB confirmou os nomes da enfermeira Marcília Mangueira e do vereador Damião Felismino Jucas, candidatos a prefeita e vice. A coligação “Frente Única Pela Paz e Desenvolvimento Social”, formada pelo PMDB, PR, PSB e PCdoB, indicou 13 candidatos para vereador são eles: Adalgifrant Fonseca de Freitas, Aldiney Nunes de Freitas Domiciano, Cleidinalda Miguel Alves, Leidiana Nicolau dos Santos, Douglas Franco Diniz, Erivelto Antas Lopes, Francisco Galdino de Sousa, Jucie Laurentino de Brito, Manoel Marrocos Pereira, Manoel Messias Laurentino dos Santos, Manoel Miguel Alves, Francisco Nogueira de França, Maria do Socorro Abílio Figueiredo que juntos somaram o valor total dos patrimônios no valor de R$ 373 mil reais. Já a candidata a prefeita e vice, juntos declararam o valor de R$ 80 mil reais em bens, tendo como limites de gastos o valor de R$ 800 mil reais. O candidato a vereador que mais declarou bens foi Adalgifrnt “Coronel Fonseca” que declarou R$ 70 mil reais em bens.

O PSDB confirmou os nomes do médico Odoniel de Sousa Mangueira e Clarice Pereira de Aguiar candidatos a prefeito e vice-prefeita. O partido formou sua coligação com o PDT, PT, PTN, PPS e PSD. Que lançou o total de 18 candidatos a vereador são eles: Alan Deivid Martins Gomes, Alfredo Leite Demesio, Celeide Pereira de Melo Lima, Edinaldo Galdino da Silva, Fabiano Ventura Dias, Francisco Bezerra de Cena, Francisco Luiz, Geraldo Ferreira de Morais Filho, Joceilma Eduardo de Sousa, José Miguel de Sousa, José Pedro da Silva, Josefa Isete Lima da Silva, Joselio Brito da Silva, Maria Cleide Pereira de Melo, Maria Luzia Pereira Sales, Raimunda Inácio da Silva, Reginaldo Romes Basilio de Araujo. Os 18 candidatos a vereador em declaração do patrimônio, juntos somaram o valor de R$ 53 mil reais O tucano Odoniel Mangueira, declarou o valor total de R$ 400 mil reais em bens, já a candidata a vice-prefeita declarou R$ 45 reais. O valor estimulado para gastos com a campanha ficou em R$ 1000.000,00.

Os dados apontam que quase 2 milhões serão gastos durante a campanha da cidade de Diamante.



Conceição PB Online / Folha do vali / Diamante Online e JP

Em Diamante: Comunidade de Várzea Nova é contemplada com ações do Projeto Cooperar


O Governo do Estado, por meio do Projeto Cooperar, em parceria com o Governo Federal, investiu recursos superiores a R$ 46 milhões, de janeiro até agora, para beneficiar mais de 8 mil famílias de comunidades rurais com ações que visam amenizar os efeitos da estiagem nestas localidades, como cisternas, poços e sistemas de abastecimento d'água.

Segundo dados do Projeto Cooperar, 220 convênios foram firmados para liberação de subprojetos somente este ano. Destes, 143 contemplam ações de combate à seca. "São cisternas, poços, passagens molhadas ou até sistemas de abastecimento d'água mais complexos que serão construídos para ajudar o homem do campo a conviver com a estiagem”, declarou o gestor do Cooperar, Roberto Vital.

Ele revela que quase três mil famílias estão sendo beneficiadas com cisternas e cerca de quatro mil terão passagens molhadas. "As cisternas têm um caráter mais urgente, muitas já estão com água. Já as passagens molhadas são construídas de forma preventiva, isso porque em tempos de cheia muitas comunidades ficam isoladas da área urbana, praticamente ilhadas. As passagens molhadas facilitam o acessp da zona rural à cidade”, explica.

Em Diamante - uma das comunidades beneficiadas com os convênios liberados este ano é a de Várzea Nova, o município fica localizado no Vale do Piancó, Sertão do Estado. José Pereira Vieira que mora na cidade, mas tem suas atividades na localidade, espera com ansiedade a construção de um sistema de abastecimento d'água, que inclui alguns poços ligados às torneiras das casas dos moradores. "Nós, que convivemos com a seca todos os anos, sempre esperamos uma alternativa que amenize o nosso sofrimento. Graças a Deus conseguimos um financiamento para construção desse sistema e, nos próximos dias, mais de 20 famílias serão atendidas aqui na região”, comemorou.

Água para Todos - O Projeto Cooperar também se prepara para coordenar as ações do Programa Água para Todos, do Governo Federal. Serão investidos na Paraíba cerca de R$ 33 milhões, principalmente para a construção de 270 sistemas de abastecimento comunitário. A previsão é de que as obras comecem no mês que vem.

Secom/PB

Servidor da Justiça Eleitoral é suspeito de fraude em transferência de eleitores, em Catingueira-PB


Um servidor colocado à disposição da Justiça Eleitoral está sendo acusado da prática de fraude durante alistamento e transferência de eleitores, na cidade de Catingueira, durante o período de janeiro a maio de 2012. A denúncia foi apresentada pelo PSL contra o servidor José Marçal Filho, que atua como oficial de Justiça na 32ª Zona Eleitoral (Piancó).

O corregedor regional eleitoral, juiz Miguel de Britto Lyra, já determinou a abertura de investigação para apurar a veracidade dos fatos. Ele determinou a remessa dos autos ao juiz da 32ª Zona Eleitoral para o seu regular processamento. Na denúncia, o PSL pede a apuração dos fatos, com a abertura de procedimento administrativo disciplinar contra o servidor; abertura de processo inquisitório perante a Polícia Federal e o afastamento do servidor de suas funções na 32ª Zona Eleitoral.

A denúncia aponta que de janeiro a maio constatou-se a efetivação de 421 movimentações de eleitores, entre transferências e inscrições, o que se transmuta em anomalia quando equivale a mais de 10% do eleitorado. De acordo com o PSL, tal prática já havia se verificado no ano de 2004, quando houvera uma verdadeira enxurrada de transferências e alistamentos eleitorais no município, inclusive dando causa a revisão eleitoral.


Lenilson Guedes

Garota de 13 anos é executada com sete tiros na Paraíba. Imagens fortes

A vítima recebeu um telefonema, em seguida saiu dizendo que iria à casa de uma amiga.

A adolescente Aline Queiroz Viana, de apenas 13 anos, foi executada com sete tiros no início da noite desta terça-feira (10), no bairro cidade Verde em Mangabeira.

De acordo com informações de policiais do 5º Batalhão da Polícia Militar, a vítima recebeu um telefonema, em seguida saiu dizendo que iria à casa de uma amiga.


Ela estava em frente à residência da amiga, quando foi abordada por dois homens que chegaram em uma moto, e efetuaram os disparos contra a garota.


Uma ambulância do Samu ainda esteve no local, mas a jovem já estava morta. Ela foi executada com sete tiros, sendo três na cabeça e quatro nas costas.


A polícia investiga o caso, porém ainda não tem pistas da autoria do crime. O caso está sendo acompanhado pelo 5º BPM e será Investigado pela Delegacia de Homicídio da Capital.


O delegado Antonio Brayner, compareceu no local de crime e deu inicio as investigações para elucidar o crime.



VEJA AS FOTOS, ATENÇÃO CENAS FORTES!





atual2