Plantão

Itaporanga será tomada por estudantes de todo o Vale neste sábado e domingo: é a prova do Enem. Confira!

Centenas de estudantes de todo o Vale farão neste final de semana, nos dias 3 (sábado) e 4 (domingo), as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Itaporanga é uma das cidades-sede do exame, e estará bem movimentada nos dois dias de prova. 

O estudante deve ficar atento para o horário das provas. Elas começarão a ser aplicadas às 13h (horário oficial de Brasília), que aqui no Nordeste será às 12h, em razão de não termos horário de verão. Quem chegar depois do meio-dia encontrará os portões fechados e não poderá realizar o exame. Por isso, é orientado ao candidato que ele chegue com uma hora de antecedência ao local das provas. Ou seja, às 11h.

O exame é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. No sábado, 3, primeiro dia do Enem, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os estudantes terão 4h30 para fazerem as provas.

No domingo, 4, segundo dia de Enem, os estudantes terão 5h30 para fazerem provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

O candidato que ainda não sabe o local de prova poderá se informar através do site www.inep.gov.br, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por organizar o exame.

No país, mais de 5,7 milhões de estudantes se inscreveram para fazer o Enem 2012, dos quais mais de 150 mil são da Paraíba.

Para realizar a prova do Enem é necessário apresentar um documento de identificação original com foto, a exemplo da Cédula de Identidade ou RG; Carteira de trabalho e Previdência Social; Certificado de Reservista; e Carteira Nacional de Habilitação.

Os estudantes deverão levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Ela é obrigatória para o Exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão de respostas, segundo o Inep.

O Inep também orienta os candidatos para não levarem celular. Mas, os que levarem, devem desligá-lo e entregá-lo a aplicadores do exame, para que seja colocado em um porta-objeto e, depois, lacrá-lo.

Gabaritos e resultados Os gabaritos do Enem serão divulgados até o dia 7 deste mês no site do Inep. Já os resultados de cada estudante serão divulgados no dia 28 de dezembro. (FOLHADOVALE)