Plantão

PSDB e PMDB foram os partidos que mais fizeram vereadores na região nesse pleito



Vinte e um partidos políticos conseguiram eleger vereadores no pleito do dia 7 na região, mas o PSDB e o PMDB foram as duas legendas que mais se destacaram. Das 188 vagas em disputa nos vinte municípios, os dois partidos fizeram, juntos, 65 parlamentares mirins, sendo que o PSDB, legenda do senador Cássio Cunha Lima, conquistou 33 cadeiras, uma a mais do que o PMDB de José Maranhão, que elegeu 32 vereadores.

Também saíram fortalecidos do pleito o PSD, partido do vice-governador Rômulo Gouveia, que fez 23 vereadores, e o PSB, do governador Ricardo Coutinho, que conquistou 18 assentos legislativos.

O PTB do ex-deputado Armando Abílio foi o quinto partido que mais elegeu vereador. Foram 13 cadeiras conquistadas, três a mais do que o DEM, de Efraim Morais, que elegeu 10 representantes.

O PT foi o sétimo mais vitorioso em número de vereadores eleitos. O partido da presidenta Dilma Rousseff saiu das urnas com oito vereadores eleitos na região.

O PTN e o PC do B elegeram, individualmente, sete parlamentares mirins, um vereador a mais do que o PDT, que elegeu seis.

Elegeram cinco vereadores, cada um, o PP e o PRB. O PPL, o PT do B e o PSC elegeram três vereadores cada. Já o PRTB, o PSDC e o PSL conquistaram dois assentos. Fizeram apenas um vereador o PPS e o PRP.

Municípios onde os principais partidos se destacaram – Os quatro partidos que elegeram o maior número de vereadores se destacaram em municípios específicos. O PSDB, por exemplo, conquistou o maior número de cadeiras em Conceição, onde elegeu cinco vereadores das onze vagas em disputa, o mesmo número de parlamentares mirins vitoriosos pelo PMDB no município de Emas e pelo PSD em Piancó.

Já o PSB se mostrou mais forte em Pedra Branca, Igaracy, Olho D’água e Santana de Mangueira. A sigla socialista elegeu dois vereadores em cada um desses municípios. Foto: Dior Sabino vai ocupar, a partir de janeiro, uma das cinco cadeiras conquistadas pelo PSDB na Câmara Municipal de Conceição.