Plantão

Em João Pessoa e Campina Grande as urnas estão funcionando a todo vapor. Confira!


Foi dada a largada neste domingo (28) no processo eleitoral que irá definir que serão os novos prefeitos das duas principais cidades da Paraíba: João Pessoa e Campina Grande. Na Capital, disputam o cargo Luciano Cartaxo (PT) e Cícero Lucena (PSDB). Em Campina Grande, brigam pelo posto Romero Rodrigues (PSDB) e Tatiana Medeiros (PMDB).

Pesquisas – Enquanto na Capital o cenário parece mais definido, na Rainha da Borborema a disputa é mais acirrada. De acordo com consultas junto as eleitores das duas cidades nas semanas que separaram o 1º do 2º turno, Cartaxo apresentou um desempenho que lhe coloca em uma posição de conforto no pleito. Já quando a pesquisa tem como alvo Campina Grande, foi percebido uma diferença menor entre os postulantes, o que motiva uma disputa emocionante. Contudo, o tucano é o favorito, de acordo com os números.

Outro processo - Diferente do dia 7 (dia da realização do 1º turno das eleições) as ruas amanheceram mais limpas. No primeiro momento do processo, toneladas de santinhos e outras propagandas políticas cobriram as sessões eleitorais, causando revolta de muitos eleitores.

Outra diferença percebida entre os dois momentos é a tranquilidade do processo. Segundo fontes, ainda é muito tímida a participação dos eleitores pessoenses e campinenses. Na Capital a situação ainda é a mais percebida, talvez pelo fato de muitos dos candidatos que ficaram pelo caminho incentivarem a abstenção do voto.

Último ‘round’ - De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, mais de 31 milhões de brasileiros (21% da população) estão aptos a ir às urnas neste domingo, nas 50 cidades onde a eleição será definida no segundo turno.

Segundo a legislação, é preciso que o município possua mais de R$ 200 mil eleitores para que a disputa seja definida em dois turnos, caso nenhum dos candidatos não obtenha mais de 50% mais um dos votos. (MaisPB)