Plantão

A Verdadeira Cara da Politica com Fidelis Mangueira. Confira!


A primeira vez que me engajei numa campanha política, foi em 1989, quando tinha exatos 18 anos de idade, e quando o ex-presidente Lula foi candidato pela primeira vez. Uma campanha muito difícil, em que o metalúrgico pernambucano, radicalizado em São Paulo perdeu para o usineiro Fernando Collor de Mello. Este chegou ao poder com um discurso de caça aos marajás. Quem se lembra sabe no que deu: caras pintadas nas ruas para derrubar um dos governos mais corruptos que o Brasil já conheceu. E eu participei deste movimento, quando ainda era um jovem estudante de filosofia no Seminário Diocesano de Cajazeiras.
Este ano me envolvi de corpo e alma numa campanha politica no interior da Paraíba. Falei, gritei, e até apanhei em nome de um projeto de mudança. Nosso objetivo era colaborar para derrubar e tirar do poder uma família que governava minha cidade natal, Conceição-PB, por mais de 50 anos, que já não tinha mais nada para oferecer ao nosso Município, pois seus métodos administrativos estavam carregados de vícios não mais aceitos em pleno século XXI.
Nesta campanha, vi de tudo um pouco. Já imaginava que politica, que devia ser a arte de cuidar do bem comum, agora não passava de um jogo sujo, de interesses pessoais. A sede pelo poder enlouquece as pessoas e o candidato a qualquer cargo. Deixa de lado princípios éticos, cristãos, familiares e regras de boa convivência. Se é que existem. Destroem-se amizades, vidas, famílias em nome do poder. Tudo para se chegar ao poder.
Parece-me que tudo é permitido neste jogo sujo. É o vale tudo: caluniar, agressões físicas e morais, machucar pessoas, ferir, enganar, mentir, fazer falsas promessas, e o mais triste, comprar votos e vender a sua própria consciência. Não consigo entender que uma pessoa, mesmo sabendo seu candidato roubou, desviou recursos públicos, fraudou documentos, administrou mal a cidade, ainda tem a coragem de votar num candidato a prefeito, vereador, deputado, senador, governado ou presidente. Quem age assim está assinando o atestado de óbito, de sofrimento, de sua cidade e até o da própria pessoa, e da sua família, pois está colocando no poder uma pessoa corrupta.
Parece- me ainda que ganhar uma prefeitura, um governo de estado, ou mandato parlamentar é como ganhar na loteria, ou encontrar um tesouro no deserto. O povo precisa saber que quem gasta muito numa campanha, investindo milhões de reais, mais tarde, se este candidato chegar ao poder, ele vai querer reembolso de todos estes valores. E como ele vai fazer isto? Metendo a mão no dinheiro dos cofres públicos, desviando recursos de obras, da saúde, educação, infraestrutura, etc.
Claro que ainda encontramos candidatos, políticos e administradores bem intencionados. Mas uma grande maioria ainda só pensa em tirar benefício próprio do cargo que ocupa, e por isto, para chegar a este cargo é capaz de tudo. Tem candidato, que se pudesse venderia até a própria mãe ou alma ao diabo para eleger-se. Isto é um absurdo!
Vi coisas tristes, lamentáveis. Pessoas que antes da campanha politica viviam se digladiando e que no decorrer da campanha juntaram-se, tudo para chegar ou continuar no poder. Pessoas que viviam falando contra os corruptos e os fichas sujas e de repente estão lado a lado, em cima do palanque. Isto é uma vergonha.
Percebi que existem muitos políticos corruptos, mas  que parte do povo também é corrupto e está corrompido. Parece-me que parte do povo está acostumada com a corrupção e com os políticos corruptos. Foi lamentável ver pessoas procurando os candidatos para vender o seu voto o seu apoio, trocando seu voto por dinheiro, emprego, cargos, tijolos, telhas, cesta básica, etc.
Até quando isto vai perdurar?
Percebi que o candidato que não tem dinheiro ou uma vasta quantidade de favores prestados dificilmente consegue eleger-se. O povo, mal acostumado não vota em propostas, em projetos sérios em prol do bem da coletividade. Cada eleitor está preocupado com o seu bem estar pessoal, ou seja, vota em quem faz uma promessa para resolver seu problema pessoal e não os problemas da comunidade. Isto é muito triste.
Por que tudo isto acontece? Porque falta educação e cultura para o nosso povo e no nosso povo. Porque são mais de 500 anos de maus exemplos dos políticos que favorecem este triste costume.
Graças a Deus que a maioria do povo da nossa querida Conceição resolver mudar, e comportar-se diferente, mesmo com muita dificuldade para mudar e fazer a experiência da mudança. Mudar não é fácil, é doloroso. Mas só os corajosos e inteligentes que a coragem e ousadia de mudar. Mudar é divino, é sagrado. A mudança é uma ação do Espírito de Deus.
A esperança venceu o medo. Rezo para que os vencedores daqui e de acolá trabalhem de fato pelo bem comum de todos e cumpram suas promessas de campanha. Que olhem com amor e carinho para o homem e mulher do campo e da cidade. Que cuidem e amem a cidade como cuidam e amam a si próprio e a sua família. Viva a mudança! Viva a democracia. (Fidelis Mangueira)