Plantão

TRE da Paraíba capacita chefes de cartório. Confira!



A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) ministra, na tarde desta terça-feira (28), treinamento para os chefes de Cartório Eleitoral de toda a Paraíba.
A capacitação ocorrerá na sede do TRE-PB, com operação em três sistemas utilizados nas eleições para a obtenção da totalização dos resultados.
O treinamento acontecerá das 13:00h às 17:30h, para a turma “A”, e das 14:30h às 19:00h para a turma “B”, quado serão abordados os assuntos: “Gerenciamento e Totalização”, “Contrato em Técnicos de Urnas” e “Informes da SAO e da CODES sobre Acessibilidade”.
Vinícius Veloso, coordenador de sistemas do Tribunal, e um dos responsáveis pela preparação dos chefes de cartório, explicou que “é um treinamento de três horas que é predominantemente prático: eles estão entrando no sistema, realizando exercícios para tentar simular ao máximo o que eles vão encontrar lá na zona eleitoral”. Veloso ainda disse que os sistemas são fáceis de utilizar e adiantou que, além deste treinamento, haverá dois simulados, um dia 8 e outro no dia 29 de setembro, para que todos possam praticar mais o que aprenderam.
A chefe de cartório da 16ª Zona Eleitoral de Campina Grande, Josineide Medeiros, disse que “a STI tem realmente demonstrado essa preocupação em repassar para os chefes de cartório exatamente aquilo que eles vão poder cobrar dos técnicos de urna no dia das eleições. Isso é muito importante porque dá mais segurança ao nosso trabalho. O sistema é muito fácil e tranquilo e a forma como nos é repassado também é muito didática e atinge o esperado”. (TRE-PB)