Plantão

Entenda Melhor o que é Ficha Limpa ou Ficha Suja

O Poder sempre esteve associado à corrupção, que poderia ser traduzida como malversação dos recursos públicos e ao tráfico de influências buscando os próprios interesses, isso no meu entender.
Seria então um mal necessário? A máquina da política precisa sempre estar 'azeitada' de forma antiética para poder funcionar? Se assim for justificaria uma certa fala de uma funcionária de uma empresa que flagrada com a boca na botija num processo licitatório fraudulento veio a dizer que havia uma certa ética em tudo aquilo. Quem sabe, eu diria, haveria sim uma uma regra do jogo, mas não ética, claro.
Mas quando todo o sistema se ressente dos abusos é possível até surgir certas represálias aos gatunos e oportunistas. É o caso da Lei da Ficha Limpa que citamos abaixo.
E resolvemos neste espaço divulgar os resultados práticos que essa lei possa a ter.
Esperamos estar prestando um serviço para contrapor ao prejuízo que esses 'elementos' (como se diz na linguagem policial) conseguem dar à nação!

Profex
O que é Ficha Limpa?
Ficha Limpa ou Lei Complementar nº. 135/2010 é uma legislação brasileira originada de um projeto de lei de iniciativa popular que reuniu cerca de 1,3 milhões de assinaturas.
A lei torna inelegível por oito anos um candidato que tiver o mandato cassado, renunciar para evitar a cassação ou for condenado por decisão de órgão colegiado (com mais de um juiz), mesmo que ainda exista a possibilidade de recursos.
O Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia 5 de maio de 2010 e também foi aprovado no Senado Federal no dia 19 de maio de 2010 por votação unânime. Foi sancionado pelo Presidente da República, transformando-se na Lei Complementar nº 135, de 4 de junho de 2010. Esta lei proíbe que políticos condenados em decisões colegiadas de segunda instância possam se candidatar. Em fevereiro de 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a lei constitucional e válida para as próximas eleições que forem realizadas no Brasil.
Sites recomendados:
http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2012 >>> "...páginas da Justiça Eleitoral que contêm dados acerca do pleito de 2012." (retirado do site)

http://divulgacand2012.tse.jus.br/divulgacand2012/ResumoCandidaturas.action >>> Acesso a Estatísticas de Candidaturas. Imagem de Estatísticas de Candidaturas entre outras informações.

http://www.tse.jus.br/eleitor/disque-eleitor >>> A Central do Eleitor foi criada com o objetivo de esclarecer aos eleitores as dúvidas relacionadas a eleições. (retirado do site)
http://www.fichalimpa.org.br/ >>>"A Lei Ficha Limpa foi aprovada graças à mobilização de milhões de brasileiros e se tornou um marco fundamental para a democracia e a luta contra a corrupção e a impunidade no país. Trata-se de uma conquista de todos os brasileiros e brasileiras. Para garantir que essa vontade popular se reflita nestas e nas próximas eleições, a Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci), com o apoio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), apresenta o sítio Ficha Limpa – um instrumento de controle social da Lei Ficha Limpa e uma ação de valorização do seu voto!" (retirado do site)
http://www.excelencias.org.br/ >>> 'O projeto Excelências traz informações sobre todos os parlamentares em exercício nas Casas legislativas das esferas federal e estadual, e mais os membros das Câmaras Municipais das capitais brasileiras, num total de 2368 políticos. Os dados são extraídos de fontes públicas (as próprias Casas legislativas, o Tribunal Superior Eleitoral, tribunais estaduais e superiores, tribunais de contas e outras) e de outros projetos mantidos pela Transparência Brasil, como o  (financiamento eleitoral) e o  (noticiário sobre corrupção).
O projeto disponibiliza espaço para que os políticos retratados apresentem argumentos ou justificativas referentes a informações divulgados no projeto, como noticiário que os envolva, ocorrências na Justiça e Tribunais de Contas, informações patrimoniais e outras. Para providenciar o registro de algum eventual comentário, solicita-se que o político entre em contacto com a Transparência Brasil." (retirado do site)