Plantão

Seis grandes açudes do Vale com menos de 50% de seu volume, população pede socorro!

Estiagem avança e compromete o volume hídrico da região. Em algumas comunidades rurais, a água acabou faz tempo




Açude Vazante com baixo percentual hídrico
Seis dos grandes reservatórios do Vale estão com menos de 50% do seu volume máximo d’água. Alguns deles, a exemplo do Serra Vermelha, em Conceição, voltado ao abastecimento urbano, o que preocupa devido ao grande contingente populacional que depende desses açudes.

Terceiro maior reservatório da região com capacidade para 71,8 milhões de metros cúbicos d’água, o açude Cachoeira dos Cegos, localizado em Catingueira, está com 41% do seu volume total.

Mas um volume ainda menor apresenta o Serra Vermelha, que abastece a cidade de Conceição. O reservatório tem capacidade para 11,8 milhões de m³ d’água, mas seu volume atual é preocupante: apenas 35%.

O açude de Vazante, em Diamante, está hoje tão somente com 28% de sua capacidade máxima, que é de 9 milhões de m³. Já o reservatório de Emas, situado no município homônimo, está com 33% d’água, mas sua capacidade máxima é de pouco mais de 2 milhões.

O açude Santa Inês, no município do mesmo nome, é um dos maiores da região, com capacidade máxima para 27 milhões, e sua reserva atual é somente de 26%.

Em Santana de Mangueira, o açude Poço Redondo, que tem capacidade para 8,9 milhões de m³ d’água, acumula um volume de 48%.

As informações da AESA também mostram que o maior reservatório da região, o Coremas/Mãe D’água, está com um volume razoável: 60%, mas bem abaixo da média histórica para o período.

Se os grandes reservatórios não estão resistindo à estiagem, imaginem os pequenos e médios açudes. Em várias comunidades rurais da região, a água já se acabou e as pessoas estão sendo obrigadas a andar quilômetros em busca de abastecimento, já que o carro-pipa é um privilégio de poucos.


folha do vali