Plantão

MPE pede impugnação de candidato a prefeito e alguns Vereadores de Conceição, e a vice de Itaporanga e outras cidades do Vale.Confira!

Candidatos agora vão apresentar defesa e aguardar decisão  da Justiça Eleitoral


Neste Sábado (14) O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a impugnação de várias candidaturas no Vale, a maior parte delas de postulantes ao cargo de vereador, mas muitos candidatos a prefeito e vice também estão com seus registros ameaçados.


Nos dois maiores colégios eleitorais do Vale (Conceição e Itaporanga), duas chapas apresentaram problemas e candidatos a prefeito e vice poderão ser impugnados caso a Justiça Eleitoral atenda pedido da Promotoria Eleitoral.


Em Conceição, o MPE pediu a impugnação do candidato a prefeito pela coligação A esperança se renova, Alexandre Braga Pegado (PDT), que teve algumas prestações de contas rejeitadas quando administrou o município por oito anos consecutivos. O ex-prefeito já foi notificado para apresentar defesa no processo, que será julgado pelo juiz da Zona Eleitoral. Em caso de uma decisão desfavorável, Alexandre ainda poderá recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Na mesma situação está Will Rodrigues (PDT), candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo professor Audiberg Alves (PTB), um dos dois candidatos da oposição em Itaporanga. O Ministério Público Eleitoral pediu a impugnação da candidatura do ex-prefeito com base em dois problemas, um dos quais a desaprovação da prestação de contas de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Prefeitura, quando administrada por Will.

A outra questão que também pesa contra a candidatura do vice é a dupla filiação, uma das condições de inelegibilidade: segundo o Ministério Público Eleitoral, Will filiou-se ao PDT sem se desligar oficialmente do seu antigo partido, o PPS. Mas o ex-prefeito vai apresentar sua defesa e aguarda a decisão judicial, que deverá sair nos próximos dez dias; já o prazo para pedir impugnação de candidato foi encerrado nesse dia 05.

Leia Mais!

Em Diamante, um município de apenas 5.634 eleitores, e quatro candidatos para concorrer a prefeitura, eles são: o comerciante Adriano Santos Bernardino, o Mancha (DEM); médico Francisco George Abílio Diniz (PTB); ex-secretária de saude do município, a enfermeira  Marcilia Mangueira Guimarães (PMDB) e o ex-prefeito e médico Odoniel de Sousa Mangueira (PSDB).

Duas destas candidaturas, segundo o site do TSE foram apresentadas impugnações: a de Marcilia Mangueira e Dr. Odoniel Mangueira.
Em Coremas das duas candidaturas registradas: a do médico dr. Antônio Cavalcante Lopes (PSDB) e do seu vice, o agricultor Lucrenato Ramalho Leite Júnior, do PMDB, também teve pedido de impugnação; eles concorrem a prefeitura de Coremas contra a médica Pâmela Sonnaly Garrido de Lacerda Pereira Cavalcanti (PSD), que tem como vice o pescador Janderley Batista de Sousa, do PTB.

Em Boa Ventura das três inscriições foi pedida a impugnação do registro de Miguel Estanislau Filho, o Miguelzinho, do PMDB.

Em Igaracy foi pedida a impugnação do agricultor Francisco Edilson Lacerda (PP), que é o candidato a vice-prefeito do Servidor Público Municipal Jose Carneiro Almeida Da Silva, o Lídio Carneiro do PTB,

Apresentada a impugnação da economista Maria Galdino Irma, Daguia (DEM), que concorre com a advogada e atual prefeita de Nova Olinda, Maria do Carmo Silva, a Ducarmo, do PSDB.

Em Olho D'água foi apresentada do registro de dr. Francisco de Assis Carvalho (PSDB), que concorre a prefeitura com o também médico dr. Genoilton Joao de Carvalho Almeida, do PMDB.

O atual prefeito de São José de Caiana José Walter Marinho Marsicano Junior (PMDB), que concorre a reeleição contra o Servidor Público Estadual Helio Ribeiro de Morais (PT), também teve apresentada a impugnação de seu registro.

O candidato a vice prefeito na chapa de Elio Ribeiro Morais, o servidor público estadual  José Paulo Filho teve pedido de impugnação do seu registro; já a outra chapa qua concrre a prefeitura de Santana dos garrotes teve o seu candidato a prefeito, o médico José Carlos Soares (dr. Carlinhos), do PSB e seu vice-prefeito Antônio Cordeiro Neto tiveram pedido de impugnação de registro. Foto: os processos deste pleito julgados nas zonas eleitorais do Vale deverão cair nas mãos do TRE para um despacho final.


conceição PB online / folha do vali / itaporanga online