Plantão

Justiça já indeferiu candidaturas de 10 prefeitáveis no Estado na Paraíba

Campina Grande - Dez candidatos a prefeitos tiveram suas candidaturas indeferidas até ontem, na Paraíba. Destes, cinco são de cidades do Sertão paraibano, três no Agreste e um no Brejo.

O caso mais emblemático é o do município de Bonito de Santa Fé, no Alto Sertão, onde a juíza da 39ª Zona Eleitoral da comarca de Conceição, Alessandra Varandas, indeferiu duas, das três candidaturas registradas.

José Vanilton de Almeida Holanda (PHS) e Sabino Dias de Almeida (PSD) tiveram os pedidos de concorrer às eleições, negados, porque suas coligações não apresentaram o equivalente a 30% do número geral de candidatos a vereadores por partido para o sexo feminino.

Já em Solânea, o juiz da 48ª Zona, Ozenival dos Santos Costa, indeferiu todas as candidaturas da coligação ‘Solânea Unida’ (PRB / PT / PTB / PMDB / PSL / PTN / DEM / PHS / PTC / PRP / PC do B), tanto da proporcional quanto da majoritária. A coligação registrou candidatura fora do prazo final, que foi em cinco de julho. Com isso, o candidato ao cargo de prefeito Josenias Pereira da Silva (PTB) entrou com ação para requerer o registro.

Com os indeferimentos das candidaturas, apenas a atual prefeita de Bonito de Santa Fé, Alderi de Oliveira Caju (PMDB) permanece apta para concorrer às eleições de sete de outubro.

Em Santana de Mangueira, também no Sertão do Estado, a juíza da 41ª Zona Eleitoral de Conceição, Andrea Arcoverde, indeferiu o pedido do candidato ao cargo de prefeito do município de Santa de Mangueira, Expedito Aldeci Mangueira Diniz (PSD). A magistrada tomou a decisão com base nas contas rejeitas do postulante, quando era prefeito da cidade.

Em Conceição, também no Sertão do Estado, a prefeita e candidata a reeleição Vani Braga (PSD) teve o seu pedido de candidatura indeferida também pela juíza da 41ª Zona Eleitoral, Andréia Arco Verde.

A decisão foi tomada na última terça-feira, e a juíza identificou que o candidato a vice na sua chapa Edval Sabino Vieira (PSD) estava filiado a menos de um ano. De acordo com a decisão da 41ª Zona eleitoral, a Coligação ‘Unidos Por Conceição’ tem um prazo de 10 dias para apresentar um nome para compor a chapa com Vani Braga.

Já em Gurinhem, no Agreste do Estado, o candidato do PP, Sargento Sérgio teve o registro indeferido por conta do companheiro de chapa, Romero Paulo (PC do B) que teria não teria prestado contas durante as eleições de 2008, quando se candidatou ao cargo de vereador e depois renunciou. “Em 2008, ele tinha se candidatado a vereador e depois desistiu e não prestou contas”, disse Sérgio.

Sargento já substituiu vice

Segundo Sargento Sérgio, o seu vice pensava que não precisaria prestar contar pelo farto de ter renunciado nas últimas eleições. “Agora, a juíza Shirley Abrantes Moreira da, 75ª Zona, tomou por base e indeferiu a candidatura da chapa”, explicou a chefe de cartório Vanessa Melo Rodrigues.

Para manter a candidatura, o Sargento Sérgio formou uma chapa ‘puro sangue’, e escolheu como vice Marli Alves Costa, também do PP. “Agora, ele tem cinco dias para impugnação da candidatura”, disse Vanessa.

A candidata a prefeita de Nova Olinda, pelo DEM, Maria Galdino Irmã, também teve seu pedido indeferido. A juíza Luciana Rodrigues de Lima, da 66ª Zona de Piancó, decidiu com base em impugnações feitas pelo Ministério Público e pela coligação ‘Nova Olinda em Boas Mãos’, da adversária e atual prefeita, Maria do Carmo Silva (PSDB).

Também tiveram candidaturas indeferidas Daniella Ribeiro e Sizenando Leal, em Campina Grande, pelo da juiz Giovanni Magalhães. Outro impugnado foi o prefeito de Massaranduba, Paulo Oliveira, pelo juiz Cláudio Antonio de Carvalho. O indeferimento de Daniella e Sizenando aconteceu por causa dos candidatos a vice, que têm pendências. Podem ser substituídos, o que possibilitará o deferimento.

Correio da Paraíba