Plantão

Petrobras reajusta gasolina em 7,83% e governo zera Cide

Alta não deve chegar ao consumidor


 A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (22) um reajuste de 7,83% nos preços da gasolina e de 3,94% no diesel, segundo comunicado da companhia. Em seguida, o governo anunciou que zera a alíquota da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) sobre os combustíveis, e disse que os preços cobrados das distribuidoras e pagos pelos consumidores não terão aumento.

O reajuste da Petrobras é válido a partir de 25 de junho, nas refinarias. Os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste, não incluem os tributos federais Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) e PIS/Cofins, nem o tributo estadual ICMS, disse a empresa.

Segundo a estatal, "esse reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo".

A Petrobras divulgou na semana passada um plano de negócios com investimentos de US$ 236,5 milhões para o período 2012-2016, contando com reajuste nos preços dos combustíveis para torná-lo viável.

Aumento de combustíveis foi assunto nos últimos dias

A possibilidade de aumento nos combustíveis foi comentada por representantes do governo e da Petrobras nesta semana, após o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, ter recuado ao afirmar que o ajuste nos preços de combustíveis está "sempre em análise". Na semana passada, elehavia descartado qualquer aumento.

Na sexta-feira passada, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, afirmou que o plano de negócios da estatal para o período de 2012 a 2016 só será viável se houver aumento nos preços dos combustíveis.


Uol