Plantão

O 1º semestre do ano está se encerrando com 12 assassinatos e 13 tentativas no Vale

Números mostram que violência tende a ser maior este ano do que foi em 2011, mas há dois meses o Vale não registra nenhum homicídio



O primeiro semestre do ano ainda não acabou, e os números da violência na região até aqui, considerando assassinatos e tentativas de homicídio, são maiores do que os registrados no mesmo período do ano passado, mas podem ser reduzidos drasticamente no segundo semestre se seguirem a tendência de queda dos últimos três meses.

Neste primeiro semestre, ainda não encerrado, foram 12 assassinatos na região, O primeiro homicídio de 2012 ocorreu exatamente no dia 1º de janeiro, no bairro Cabo Branco, município de Coremas, e o último foi no dia 10 de abril, no sítio Lira, município de Conceição.

É importante observar que a região está há mais de dois meses sem registrar nenhum assassinato, resultado, principalmente, do trabalho preventivo da Polícia Militar, que neste semestre tirou de circulação dezenas de armas, o que é uma vitória para a segurança pública regional.

Já o número de tentativas de assassinato foi considerável no período: foram registrados 13 casos. O primeiro deles foi no dia dois de janeiro na Rua Santos Dumont, em Itaporanga, e o último no dia 18 de maio no sítio Mata, município de Santana de Mangueira.

Os dados são parciais porque o semestre ainda não acabou, mas no quesito punição a coisa é complicada: a grande maioria dos autores de homicídios e tentativas de assassinato não foi presa. Fotos: em poucos casos, os acusados foram presos.

Folha do Vale