Plantão

CONCURSO PÚBLICO EM EMAS É SUSPENSO POR SUPOSTAS IRREGULARIDADES

A Prefeita Municipal de Emas, Fernanda Marinho Loureiro, suspendeu no último final de semana o Concurso Público Municipal realizado no dia 10 de Junho. 

Segundo a gestora, a suspensão foi ocasionada devido a denúncias que foram feitas por candidatos a Comissão de Fiscalização, que por sua vez tomou as providências cabíveis.

Dentre as supostas irregularidades que foram apontadas pelos candidatos estariam tentativas de fraudes por parte de algumas pessoas, fiscais desqualificados para a realização do concurso, questões sem alternativas corretas entre outras irregularidades que estão sendo investigadas.

A empresa Metta Concursos, responsável pela aplicação das provas, ainda não se pronunciou sobre os fatos ocorridos. Segundo a comissão fiscalizadora as denúncias serão investigadas e a partir dos fatos concretos se tomará uma decisão definitiva. Se forem comprovadas todas as denúncias, o concurso poderá ser anulado completamente.

Investigações:
A polícia civil realizou nas primeiras horas de hoje a operação "Gabarito" para investigar a empresa Metta Concursos. O objetivo da Operação foi identificar fraudes em concursos públicos realizados por prefeituras municipais da Paraíba.

Da Operação participam o MInistério Público da Paraíba, por meio do Gaeco e a Controladoria Geral da Unição. Às 10h30 será concedida entrevista coletiva no MP paraibano, em João Pessoa. Os mandados judiciais foram expedidos pela Comarca de Gurinhém.

Já foram detidas quatro pessoas, entre elas so proprietário da Metta Concursos Ltda, Almir Pina, em Guarabira e um funcionário da empresa em João Pessoa, na rua Leonildo Francisco de Oliveira, no bairro dos Estados. Vários documentos e aproximadamente R$ 400 mil em dinheiro e cheques foram apreendidos na casa de Pina.

O delegado geral da Polícia Civil, Severiano Pedro do Nascimento, disse que as investigações começaram a cerca de dois meses para investigar fraudes em concursos públicos. Ele garantiu que outras prefeituras estão envolvidas com as fraudes e disse que a Metta também está sendo investigada no Rio Grande do Norte e Pernambuco onde realizou vários concursos.

Além da empresa encarregada da realização de concursos os policiais também estiveram em residências dos integrantes da Comissão de Licitação da Prefeitura de Caldas Brandão e dos sócios da Metta Concursos.

WSCOM